O que será dos meus discos quando eu morrer?
Parte do acervo de David Lynch foi colocado para leilão no início da semana
Na última quarta-feira (28), surgiu a notícia de um grande leilão com as coisas de David Lynch, morto no início do ano. Abri o site e me deparei um centenas de coisas: da cadeira usada no set, câmeras fotográficas, livros, luzes até meias, chapéus, livros e pôsteres de filmes. Lynch era um desses colecionadores de itens que importavam para ele e para história do cinema. Ali no bolo, discretamente, encontrei alguns discos.
Entre óperas, trilhas sonoras e presentes autografados pelos amigos artistas, o diretor guardava as primeiras edições dos trabalhos feitos para os próprios filmes, como LPs de “Eraserhead”, várias edições de “Veludo Azul” e colecionáveis de “Twin Peaks”. Ao passar vários minutos vendo essa lista, logo veio o primeiro pensamento: qual é a história desses discos?
Será que as pessoas foram lá pessoalmente entregá-los ou mandaram pelo correio? Será que houve uma ligação educada avisando do envio ou eles passaram um tempo conversando sobre música, arte, Los Angeles ou qualquer outra coisa? Será que Lynch ouviu os discos ou ficaram ali guardados acumulando poeira ao longo dos anos? Qual era a frequência que ele ouvia música? Era todo dia? Uma vez por semana? Só ouvia coisas muito específicas? Após passar alguns minutos pensando nisso, veio a outra pergunta: o que será da minha coleção quando eu morrer?
Devo ser a pessoa que fala de música mais relapsa do mundo quando o assunto é mídia física. Não compro nada há anos — não é má vontade, é falta de dinheiro mesmo. Tenho pouco menos de 100 CDs ao todo porque, quando comecei de fato a comprar, havia poucos lugares perto de casa para ir e o digital estava chegando com tudo. Mas sei a história de cada compra e me apego muito nisso.
Lembro quando fui nas Americanas e comprei vários do AC/DC de uma vez ou quando dei sorte e consegui uma edição lindíssima do “Bullet in a Bible”, disco ao vivo do Green Day gravado na Inglaterra, na Livraria Cultura. Ou quando achei uma edição solitária do “MTV ao Vivo - 5 Bandas de Rock” perdida em meio a tantos outros discos em um Extra porque achei que eles fossem estourar em algum momento, ou ainda quando peguei os quatro primeiros discos do Oasis em uma promoção. E, claro, minha primeira compra: uma coletânea dos Ramones.
Quando não estiver mais aqui, será que vão jogar todos os CDs no lixo? Vão tentar vender? Vão guardar? Vão queimar tudo em um ritual contra o bom gosto musical? São muitas perguntas sem respostas. Mas vou puxar o pé de quem ousar em colocar fogo nos meus CDs.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente, porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site. E sem dinheiro, o trabalho por aqui fica inviável.
Notícias da semana
Segunda-feira
Diagnosticado com hidrocefalia de pressão normal, uma condição que pode causar problemas físicos e comprometer a cognição, Billy Joel cancelou todas as datas da atual turnê.
“Essa condição foi agravada por apresentações recentes, levando a problemas de audição, visão e equilíbrio. Sob as instruções do seu médico, Billy está passando por fisioterapia específica e foi aconselhado a se abster de apresentações durante esse período de recuperação”, disse a equipe o artista em nota.
“Sinto muito por decepcionar o nosso público e agradeço a compreensão”, afirmou o músico, no mesmo comunicado.
Firmes e fortes
O Kneecap voltou a negar que tenha defendido o Hamas em uma apresentação realizada no final de 2024, e o vocalista Chara se defendeu das acusações mais uma vez. “Eles tentaram impedir esse show. Sério, rapazes, vocês não têm ideia de como estivemos perto de sermos tirados desse show. Alguém estava assistindo ao noticiário?! Eu não fiz nada”, afirmou, durante um show em Londres.
Eles começaram exatamente do mesmo jeito que gerou toda polêmica, com um vídeo afirmando que Israel comete genocídio na Faixa de Gaza.
Já pediu para xingar hoje?
Ravel Junardy, promotor do show do Foo Fighters na Indonésia e CEO da Ravel Entertainment, revelou alguns dos pedidos da banda para apresentação: beber, fumar no palco e falar palavrões.
“Eles pediram a liberdade de xingar no palco, bem como permissão para fumar e beber durante o show. Desde que não aborde tópicos delicados como raça, religião ou valores culturais indonésios, nós permitiremos”, falou, em entrevista para Consequence of Sound.
Todos esses comportamentos são proibidos no país, com punições que variam entre leves e muito severas.
Boa!
Em um longo discurso no festival Wide Awake, realizado em Londres, a cantora Peaches falou sobre o genocídio na Faixa de Gaza e sobre a perda de direitos das pessoas trans no Reino Unido. “Sou uma judia progressista e gostaria de dizer que não há dúvida sobre isso. É um genocídio na Palestina. Ninguém é livre até que todos sejamos livres”, afirmou.
“E por falar nisso, Reino Unido, uma porra de uma Suprema Corte nos dizendo, a todos nós, que você tem o gênero atribuído pelo período de nascimento. Bem, sabe de uma coisa? Se ele diz que é ele, então ele é ele, e é isso que ele é, certo? Se eles dizem que são eles, então é isso que eles são. Se ela diz que é ela, então é isso que ela é. Ponto final”.
RIP
Sacha Jenkins (1971-2025): jornalista e documentarista especializado em hip-hop, ele morreu em consequência da atrofia multissistêmica, uma doença neurológica que afeta áreas do cérebro. Ele tinha 54 anos.
Terça-feira
Em uma nova rodada sobre a segunda demissão do The Who, Zak Starkley contou no Instagram sobre uma conversa que teve com Roger Daltrey do então retorno após ser demitido pela primeira vez.
“Rog disse que eu não havia sido ‘demitido’... Eu fui ‘aposentado’ para trabalhar nos meus próprios projetos. Expliquei que passei quase oito semanas no meu estúdio na Jamaica, concluindo esses projetos, que meu grupo, Mantra Of The Cosmos, lançaria um single no início de junho e, depois que isso tivesse acabado (geralmente 5/6 semanas), eu estaria completamente disponível para o futuro próximo...”, escreveu.
“Ele disse ‘Ah!’ e meio que deixamos por isso mesmo — em bons termos e grandes amigos, como sempre fomos. Adoro esses caras. Como minha mãe costumava dizer: ‘É de cair o queixo!’”
Até o momento, a banda não se manifestou sobre o assunto.
RIP
Rick Derringer (1947-2025): conhecido pela música “Hang On Sloopy”, ele morreu na segunda-feira, aos 77 anos. A causa não foi divulgada, mas, recentemente, ele enfrentou problemas de saúde e passou por uma cirurgia de ponte de safena tripla há poucos meses.
Quarta-feira
Em uma entrevista para NPR, Sufjan Stevens falou do lançamento da edição comemorativa dos dez anos de “Carrie & Lowell”. Refletindo sobre o trabalho, ele fez uma dura reavaliação das composições.
“Acho que este álbum é uma evidência de fracasso criativo e artístico do meu ponto de vista. Estava tentando dar sentido a algo que não tem sentido. Eu sentia que estava sendo manipulador, egocêntrico e autodestrutivo, e que a abordagem que havia adotado para o meu trabalho, que era criar beleza a partir do caos, estava falhando. Foi muito frustrante. E pela primeira vez percebi que nem tudo pode ser sublimado em arte, que algumas coisas simplesmente permanecem insolúveis. Acho que estava realmente frustrado só de tentar dar sentido à experiência do luto por meio das músicas”, disse.
“Estou meio envergonhado com este álbum, para ser sincero. Porque meio que sinto que não tenho nenhuma autoridade sobre minha mãe, sua vida, sua experiência ou sua morte. Tudo o que tenho é especulação, minha imaginação e minha própria miséria, e ao tentar dar sentido a tudo isso, eu meio que senti que não resolvia nada”.
Fofoqueiro
Agora falando de outra banda da qual fez parte, Zak Starkey mandou uma mensagem para saber o motivo de não ser convidado para reunião do Oasis. Ele falou sobre o assunto para BBC Breakfast.
“Mandei uma mensagem para eles e perguntei: ‘Por que não estou na turnê?’. Sabe, se você contrata um novo baterista, você se acostuma, não é? Você se acostuma com novos músicos e acho que foi isso que aconteceu, e estou tranquilo com isso”, comentou.
Ele acabou dedurando que Joey Waronker será o baterista.
Quinta-feira
Em passagem pelo podcast Office Hours Live With Tim Heidecker, Mike Portnoy falou sobre a onda de demissões de bateristas recentemente. "Acho que é a conspiração do Spinal Tap. Acho que ninguém está seguro. O filho de Ringo [Starr] foi demitido do The Who", explicou.
“O filho de John Bonham foi demitido da banda de Sammy Hagar. Quer dizer, se os filhos de Ringo e Bonzo não estiverem seguros, ninguém estará seguro... Jason Bonham foi demitido por Sammy meses atrás, no ano passado, quando ele estava em turnê de verão. É simplesmente uma loucura. É uma loucura”.
“Francamente, é chocante. Eu achava o Josh [Freeze] perfeito ... [para o Foo Fighters] Então, sim, é assustador. São tempos assustadores para bateristas. Estou com medo pela minha vida e carreira neste momento. E estou em, tipo, 15 bandas, então tenho 15 vezes mais chances de ser demitido agora. As probabilidades estão muito contra mim agora”, brincou.
Notas curtas
Dua Lipa, Primal Scream, Massive Attack, Paloma Faith e Annie Lennox estão entre os artistas que assinaram uma carta pedindo ao primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, para acabar com a cumplicidade com genocício do povo palestino na Faixa de Gaza;
“Legacy: the Creedence Clearwater Revival Years” é o título do novo disco de John Fogerty com regravações da banda da qual foi líder entre o fim dos anos 1960 e início da década seguinte. O lançamento acontece em 22 de agosto;
Um box com 14 LPs em mono dos Beatles será lançado em 18 julho. É a primeira vez em uma década que a caixa foi dispobilizada para compra porque já está esgotada na pré-venda. Clique aqui para passar raiva e um pouco de inveja;
“More Songs About Buildings And Food”, do Talking Heads, será relançado em vinil e CD em 25 de julho. O pacote de luxo traz o álbum remasterizado, faixas nunca lançadas, lados B e DVD de um show realizado em Nova York, em 1978;
A trilha sonora do filme “007 contra Goldfinger”, composta por John Barry, será relançada em vinil pela La La Land em 1º de junho. As informações são da Variety;
O Baú do Raul, exposição com itens de Raul Seixas, começa em 11 de julho no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. O cantor completaria 80 anos em 2025;
O filme-concerto “Queens of the Stone Age: Alive in the Catacombs” será exibido em 20 países. No Brasil, o longa será exibido no Cineclube Cortina, em São Paulo. Clique aqui para mais informações;
Jamie xx celebra os dez anos de “In Colour” com o relançamento do trabalho, em 14 de novembro, em picture disc edition — com uma imagem no vinil ao invés de ser preto ou colorido;
Oye Rock Em Espanhol volta à Casita, na Vila Madelena, em São Paulo, no domingo (30). Clique aqui para mais informações;
Em 3 de junho, a Editora Belas letras lança “All You Need Is Love - A História Oral do Fim dos Beatles”, baseado em entrevistas exclusivas realizadas entre 1980 e 1981 pelo empresário Peter Brown e pelo jornalista Steven Gaines. Clique aqui para mais informações;
O In-Edit Brasil, festival de documentários musicais, anunciou toda programação do evento que acontece de 11 a 22 de junho. Na programação internacional, longas sobre John Lennon & Yoko Ono, Butthole Surfers, John Williams, Peaches e Fugazi estão entre os destaques. Clique aqui para mais informações;
CEO da Lionsgate, Jon Feltheimer, confirmou que o filme “Michael”, cinebiografia de Michael Jackson, foi adiada por questões fiscais. Agora, o longa de Antoine Fuqua deve estrear apenas em 2026 e ganha uma segunda parte, com previsão para o ano seguinte.
“I’m the Problem”, de Morgan Wallen, chegou na primeira posição da parada da Billboard. Ele vendeu ao equivalente a 493 mil cópias do novo álbum.
Negócios
A HYBE vendeu a participação restante de 9,38% da SM Entertainment para a Tencent Music Entertainment por aproximadamente US$ 177 milhões. A Tencent é agora a segunda maior acionista da SM.
Justiça
Josh Klinghoffer, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, fez um acordo para uma indenização e encerrou o processo por atropelamento seguido da morte de Israel Sanchez, de 47 anos. Ele se declarou culpado de homicídio culposo. O músico também foi condenado a um ano de liberdade condicional, 60 dias de trabalho comunitário e deve concluir um curso de segurança para motoristas;
Após negar as acusações de assédio e abuso sexual, Smokey Robinson entrou com processo por difamação contra as quatro mulheres e solicita US$ 500 milhões de indenização. Segundo a ação, o músico afirma ser amigo de todas elas e incluiu uma no testamento. As informações são do The New York Times;
A National Public Radio (NPR) entrou com uma ação contra Donald Trump e o governo dos Estados Unidos para impedir o corte do financiamento público que ajuda a sustentar a emissora. Segundo o processo, a retirada da ajuda constitui uma violação das proteções da Primeira Emenda à liberdade de expressão e de imprensa. Não há data para o julgamento;
Turnês e festivais
Pavement, TV On The Radio e Built To Spill são algumas das atrações do Levitation Festival, que acontece de 25 a 28 de setembro. Clique aqui para mais informações;
O Green Day toca no Rio de Janeiro (9, Estádio Nilton Santos) e em Curitiba (12, Ligga Arena) em setembro. A banda também passa pelo The Town no dia 7;
Por circunstancias ainda não esclarecidas, o show de Shakira em Boston foi cancelado pela organização e pela produtora em nota conjunta;
Depois da passagem pelo Popload Festival, Laufey começa uma turnê pelos Estados Unidos em 30 de julho;
Em turnê tocando versões das próprias músicas acompanhado por uma orquestra, o Sigur Rós fez dez apresentações no Canadá e Estados Unidos a partir de 2 de novembro;
Com Deicide e Nidhogg como convidados especiais, o Behemoth faz cinco apresentações pelo Brasil: 19/09 em Curitiba (Tork n' Roll), 21/09 em Brasília (Toinha), dia 23/09 em Belo Horizonte (Mister Rock), dia 26/09 no Rio de Janeiro (Sacadura 154) e em São Paulo, dia 28/09 (Terra SP). Clique aqui para mais informações;
Em entrevista para o That Peter Crouch Podcast, Rod Stewart confirmou que o Faces será uma das atrações do Glastonbury e cravou que Ronnie Wood, dos Rolling Stones, também participará;
O vocalista Caleb Followill, do Kings of Leon, quebrou o calcanhar, e todos os shows da banda marcados entre 10 de junho e 12 de julho foram cancelados. O Muse substitui a banda no Mad Cool, festival realizado na Espanha;
O OUT.FEST, realizado em Portugal, confirmou Divide And Dissolve, Rashad Becker, Beatrice Dillon, upsammy e Cuntroaches como as primeiras atrações do festival, marcado para os dias 2, 3, 4 e 5 de outubro. Clique aqui para mais informações;
O trio de rap norte-irlandês Kneecap não se apresentará mais no festival de música TRNSMT em Glasgow, Escócia, por questões de segurança;
O cantor Sam Fender retorna ao Canadá e Estados Unidos ainda neste ano para mais sete apresentações entre o final de setembro e início de outubro;
Destroyer, Saul Williams & Carlos Niño, Los Thuthanaka, Ali Sethi & Nicolás Jaar, Marie Davidson, Nala Sinephro e Tunde Adebimpe são as novas atrações da edição londrina do Pitchfork Music Festival, marcado para acontecer de 4 a 8 de novembro. Clique aqui para mais informações;
O primeiro de cinco shows do Dry Cleaning pelos Estados Unidos é em 25 de setembro;
O Built to Spill é a atração da última perna da nova turnê do Modest Mouse, que começa em outubro;
Após seis anos, o Grizzly Bear anuncia sete apresentações. As três primeiras acontecem entre 13 e 16 de outubro, no Brooklyn, em Nova York;
Dead Fish, Rancore, Glória, Pense, Garage Fuzz, Bayside Kings e Sugar Kane tocam no Arena Hardcore, no domingo (1º), em Piracicaba. Clique aqui para mais informações;
Grace Jones foi anunciada como atração do Montreux Jazz Festival, marcado para acontecer entre 4 e 19 de julho. Clique aqui para mais informações;
O Big Special começa a nova turnê pela Europs em outubro e segue até o início de março;
The Town confirmou Joelma como atração e, para homenagear a música paraense, a cantora convidou Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara. O festival acontece entre os dias 6 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Clique aqui para mais informações;
Sunn O))), Unwound e Divide And Dissolve são as primeiras atrações do Le Guess Who?, marcado para acontecer de 6 a 9 de novembro. Clique aqui para mais informações;
Ainda se recuperando de uma cirurgia, D’Angelo cancelou a participação no Roots Picnic. Segundo comunicado, uma complicação pós-cirurgia fez o músico precisar de mais tempo para ficar 100%;
Três anos após o fim, o Torche retorna para um show, em 10 de setembro, em Londres;
Por problemas pessoais ainda não revelados, Grimes cancelou a participação no World Pride Music Festival.
Na agenda
2 de junho: “Safe Mode EP”, do Wylderness;
11 de junho: “Pale Black Negative”, de Rhys Langston;
16 de junho: “Glow To Haze”, de Kang Daniel;
18 de junho: “Curse EP”, da Unknown Mortal Orchestra;
11 de julho: “moisturizer”, do Wet Leg; “Let God Sort Em Out”, do Clipse; “Africa Express presents… Bahidorá”, do Africa Express;
18 de julho: “When You Come Back I Have So Much To Tell You”, do Dream, Ivory; “Headlights”, de Alex G
25 de julho: “Reveries”, do Boneflower;
15 de agosto: “Ricochet”, do Rise Against; “Minor Slip”, de Shaki Tavi;
22 de agosto: “Inertia”, do Pendulum; “Bury The Key”, do TOPS; “Last Missouri Exit”, de Case Oats;
5 de setembro: “A Danger to Ourselves”, Lucrecia Dalt; “International”, do Saint Etienne;
12 de setembro: “Bronto”, do Hidden Cameras;
19 de setembro: “Drink The Sea I”, de Drink The Sea (Peter Buck & Barrett Martin).
Lançamentos
Garbage
Miley Cyrus
Ty Segall
caroline
Matt Berninger
Alan Sparhawk
Kathryn Joseph
yeule
Swans
Foxwarren
illuminati hotties
Heinali & Andriana-Yaroslava Saienko
Shura
Aesop Rock
Obongjayar
Qasim Naqvi
Rome Streetz & Conductor Williams
Photographic Memory
The Budos Band
The Minus 5
Planning For Burial
Quantic
Jadsa
Rubel
Fernando Motta
Luedji Luna
SEVENTEEN
Red Velvet
Sufjan Stevens [“Carrie & Lowell -10th Anniversary Edition”]
Veja também:
Bruce Springsteen está certo ao criticar Trump
Bruce Springsteen não se firmou na música mundial de graça. Há 50 anos, em um período difícil da vida das pessoas, ele estava lá cantando sobre como era cada vez mais complicado ser da classe trabalhadora. Mesmo sem nunca ter trabalhado um dia sequer em uma fábrica, Springsteen conseguiu traduzir como as alegrias e angús…
Tomara que o julgamento de P. Diddy sirva para algo
Uma vez, ouvi uma frase muito marcante na minha vida: “você só conhece as pessoas de verdade quando elas têm dinheiro”. Isso é uma verdade inescapável, porque a imensa maioria das pessoas mudam até de personalidade quando têm um troco a mais no bolso ou algum objeto valioso nas mãos, ou nas garagens. Na indústria da música não é nada diferente. Ao longo…
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!