Tire um momento para si: ouça um disco
Mudança pode ser um passo importante para reconexão consigo próprio
O tempo é uma das coisas mais valorizadas na sociedade atual, sendo usado por muitas pessoas e empresas como uma moeda de troca para ganhar dinheiro em várias coisas — de palestras de supostos especialistas em algo, conhecidos como coaches, até as redes sociais, feitas para viciar milhões de pessoas pelo mundo. Mas fica a pergunta: há quanto tempo você não tira algumas horas para você?
Uma boa atividade para fazer é ouvir um álbum completo de algum artista que você gosta muito. E não é fazer isso enquanto tem uma segunda atividade rolando. É pegar o vinil, o CD ou no streaming mesmo, sentar e colocar para tocar. E pode ser com ou sem fones de ouvido. Sem pensar na louça, na roupa para lavar ou em qualquer outra tarefa. Só você e a música.
A transferência de pensamento é quase imediata, como se a música fosse uma máquina no tempo e colocasse qualquer um de nós de volta em um lugar ou em um momento há muito vivido. É difícil descrever, mas é uma experiência quase mágica, dessas que faz qualquer um refletir sobre os motivos de não ter feito isso antes ou com mais frequência.
Em meio às pressões sociais diárias pelos papéis impostos para nós ou colocado nos nossos ombros ao longo dos anos, ter um momento para si é fundamental para relaxar e tirar um pouco o peso das responsabilidades o dia a dia. É como voltar a ser adolescente, pensando apenas em ver a banda favorita na MTV, nas amizades que passaram e em como deixamos aquela pessoa cheia de esperança do passado morrer e ser substituída por praticamente um robô que só cumpre obrigações e não tem tempo para mais nada.
Trazer essa pessoa de volta é o primeiro passo para reacender a chama da esperança sobre nós mesmos. E a música tem papel fundamental nisso.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente, porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Notícias da semana
Segunda-feira
Em um curto vídeo no Instagram, Billy Corgan revelou que entrou no leilão para ganhar o manuscrito da música “Violet”, do Hole, escrita por Courtney Love.
“Agora, deu muito o que falar na imprensa que esse leilão vai acontecer, então comprei meu ingresso porque gostaria de ganhar essa letra porque acho que é sobre um cara que conheço um pouco e adoraria colocar isso no meu mural”, afirmou, insinuando ser sobre ele, coisa que Love nega.
“Ela esqueceu de mencionar que escrevi um dos versos de cortar o coração contidos ali. Mas sempre amarei essa música. Te amo, Court”, encerrou.
!!!!
Em entrevista ao Sunday Times, Pete Townshend revelou ter pensamentos suicidas toda vez que acorda e, ao invés de ajuda psicológica, optou por manter um diário sobre esses sentimentos.
“Quando acordo pela primeira vez, estou muito suicida. Se começar meus diários antes de tomar minha xícara de chá, vou pintar um quadro muito sombrio da minha vida. Apesar do fato de que tenho tudo o que quero e tudo o que preciso... E tive uma vida realmente extraordinária”, contou.
“Acho que devido às mídias sociais em particular, a maneira como compartilhamos descuidadamente não apenas nossas ansiedades, mas também nossas soluções. Somos um pouco descuidados com isso porque o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você”, finalizou.
Olha só
Em aparição no programa Track Star, Mark Zuckerberg, CEO da Meta e cocriador do Facebook, foi perguntado sobre se a inteligência artificial pode ser melhor do que qualquer artista para fazer uma música. E a resposta foi interessante, vindo de quem veio.
“A IA terá provavelmente o poder de produzir música tecnicamente interessante. Mas às vezes pode parecer um pouco sem alma porque faltam as outras partes da conexão humana”, falou.
Ele dá a declaração meses após defender uma inteligência artificial de código aberto.
Explicações
Mike Shinoda, do Linkin Park, revelou os motivos que levaram Brad Delson a continuar na banda, mas sem participar das turnês.
“Caso alguém não entenda a dinâmica, Brad é nosso guitarrista. Ele está na banda, mas percebeu que... é uma questão de saúde mental. Ele não gosta de turnês e do estilo de vida de shows ao vivo, então ele é nosso guitarrista, mas não está tocando ao vivo. Ele encontrou um cara chamado Alex [Feder, o novo guitarrista] que é espetacular, e eles se dão muito bem, e Brad escolheu Alex para tocar as partes dele,” disse, em participação no Zach Sang Show.
Informação ou ameaça?
Em uma atualização sobre o futuro novo disco do U2, The Edge afirmou que a guitarra não é um item importante na composição das músicas, apesar de estar presente.
“Acho que estamos naquele grande período de lua de mel de muita experimentação e olhando para todos os tipos de temas possíveis musicalmente. Acho que a guitarra será uma grande parte do próximo disco, mas não acho que será um álbum de rock pesado. Acho que será um tipo muito diferente de uso da guitarra, não uma coisa de rock direto”, explicou, em entrevista para Rolling Stone.
“Sempre tentamos evitar usar o instrumento de uma forma que seja muito popular e meio normal. Sempre tentamos encontrar maneiras de usar a guitarra que nunca foi ouvida antes, e parece que essa é uma parte importante do que nos deixa animados”, finalizou.
Bonito
Programado há algum tempo, o Oscar honorário para Quincy Jones ganhou um tom ainda mais forte com a morte dele recentemente. Quem subiu ao palco para recebê-lo foi a atriz Rashida Jones, uma das filhas do produtor, que leu o discurso deixado por ele.
“Compartilho este prêmio e a homenagem desta noite com todos os diretores incríveis, atores lendários e, claro, compositores, compositores e músicos excepcionais com quem formei amizades queridas ao longo das minhas sete décadas neste negócio, e sei que não trocaria esta noite ou essas experiências por nada no mundo”, diz, uma parte do texto.
RIP
Peter Sinfield (1943-2024): roadie e letrista, ele morreu no último dia 14. A causa não foi informada. Sinfield ficou conhecido pelo trabalho com o King Crimson.
Shel Talmy (1937-2024): o produtor, conhecido por trabalhar com The Kinks, The Who e outros, morreu em consequência de complicações de um derrame.
Terça-feira
Em um dos trechos divulgados da primeira parte da autobiografia, Cher revelou, no auge da crise no relacionamento com Sonny Bono, ter pensado em pular do alto de um hotel em Las Vegas.
“Eu estava tonta de solidão. Vi como seria fácil passar do limite e simplesmente desaparecer. Por alguns minutos loucos, não consegui imaginar outra opção. Fiz isso cinco ou seis vezes”, escreveu. Mas, um dia na mesma situação, pensou: “Eu não preciso pular. Posso simplesmente deixá-lo”.
“Cher, The Memoir: Part One” foi lançado na terça-feira nos Estados Unidos.
Boa
Fatboy Slim é o mais novo artista a criticar pesadamente o preço dinâmico, categoria praticada pela Ticketmaster em shows na Europa e nos Estados Unidos.
“O único problema que tenho é com a disputa dos fãs. Esse preço dinâmico está roubando os fãs. É como leiloar ingressos porque você sabe que eles estão indo bem. Já é ruim o suficiente com os cambistas fazendo isso, mas o promotor e a banda fazendo isso, é doentio”, falou, em entrevista ao The Sun, quando perguntado sobre o retorno do Oasis aos palcos.
“Até onde sei, isso nunca aconteceu sob minha supervisão. Sempre digo: ‘Vamos ter um preço justo’. Os preços dos ingressos são tão exorbitantes. É apenas lucro para pessoas que já são muito, muito ricas, e isso é para as bandas e os promotores”, completou.
Vai assistir?
Saiu trailer de “A Nonsense Christmas with Sabrina Carpenter”, novo especial da Natal da Netflix. O lançamento acontece em 6 de dezembro.
RIP
Dennis Bryon (1949-2024): baterista do Bee Gees entre 1974 e 1980, ele não teve a causa da morte divulgada.
Quarta-feira
A cinebiografia de Madonna não foi para frente, mesmo com Julia Garner confirmada no papel principal. Em uma postagem no Instagram, a cantora revelou ter passado os últimos dias em reuniões para tentar retomar o projeto.
“Passei por dias em Los Angeles, ouvindo produtores e agentes me dizendo por que eu não consegui fazer meu filme. Nada fácil para mim. Acho que eu deveria ser grata... Isso me força a pensar fora da caixa. Eu não tive uma vida normal”, escreveu.
“Se você quer muito alguma coisa na vida, o universo inteiro conspirará para ajudar você a conseguir. Devo transformar a história da minha vida em uma série ou um longa-metragem?”, completou.
The End
Quando a nova turnê for finalizada, Rod Stewart encerrará as grandes apresentações pelo mundo. Quem disse isso foi o próprio cantor em um vídeo no Instagram.
“Este será o fim das turnês mundiais em larga escala para mim, mas não tenho desejo de me aposentar. Amo o que faço e faço o que amo. Estou em forma, tenho uma cabeleira cheia e consigo correr 100 metros em 18 segundos na alegre idade de 79. Gostaria de passar para uma turnê dos álbuns ‘Great American Songbook’ e ‘Swing Fever’ no próximo ano... Locais menores e mais íntimos”, falou.
Desabafo
Em publicação no site do Yes, o vocalista Jon Davison demonstrou mágoa pelo processo movido por Riz Story por direitos autorais envolvendo a música “Dare to Know”, lançada em 2021 no álbum “The Quest”.
“É difícil colocar em palavras e ouvir que uma pessoa que pensava ser um amigo abriu não apenas um caso totalmente fictício, mas também difamatório contra mim. Embora minha reação inicial seja não dizer nada diante dessas mentiras descaradas e desse processo frívolo, sinto que devo abordar a calúnia pessoal incluída nele, pois fiquei profundamente magoado”, escreveu.
“Riz sempre acompanhou minha carreira com o Yes de perto, e em setembro de 2021 ele me contatou sobre nosso novo álbum, e em outubro de 2021, me escreveu dizendo o quanto amou ‘The Quest’. Serei honesto, tem sido muito difícil ler os e-mails, revisitar como tentei ajudar a carreira dele repetidamente, mas posso ouvir o que acredito ser a frustração de que o sucesso não corresponde às suas próprias expectativas”, continuou.
Ainda não há data para o julgamento do processo.
Quinta-feira
Kate Nash é a mais nova artista a entrar no Onlyfans. Ela criou a campanha Butts For Tour Buses para financiar a turnê de divulgação do álbum “9 Sad Symphonies”, lançado em junho.
“Embora fazer turnês seja o melhor trabalho de SEMPRE, é atualmente o que você pode chamar de um projeto de paixão para muitos artistas em 2024. Uma pesquisa recente do Pirate Studios descobriu que, embora os preços dos ingressos para shows e festivais estejam disparando e estamos vendo alguns poucos escolhidos se tornarem milionários ou até bilionários, a maioria dos músicos e artistas luta para conseguir fazer shows”, explicou.
“Os custos de viagem, acomodação, alimentação, divulgação e funcionários também aumentaram de preço, mas os músicos não estão vendo mudanças nos cachês para pagar tudo. Então, neste Natal, estou pedindo que comprem algo na minha nova conta no ONLYFANS katenyash87 para me apoiar pagando ótimos salários e fazendo um show de alta qualidade, pois não sacrificarei nenhuma das duas coisas”, completou.
Adequação
Em entrevista para o programa CBS Mornings, Paul Simon revelou que o problema de surdez, que o deixou com 6% de audição em um dos lados, mudou a relação dele com a música e o deixou impossibilitado de fazer apresentações como no passado.
“Há apenas cerca de seis por cento [de audição] no meu ouvido esquerdo. Quando o equilíbrio está certo, consigo ouvir bem [no palco]. Estou passando pelo meu repertório e reduzindo muitas das escolhas que faço para versões acústicas. Está tudo muito mais silencioso. Não toco mais ‘You Can Call Me Al’. Isso acabou. Não consigo fazer essa”, disse.
RIP
Vic Flick (1937-2024): guitarrista do tema da franquia James Bond, ele morreu no último dia 14 em consequência do Mal de Alzheimer.
Notas curtas
Um piano Grand Hamilton, que foi de Stevie Nicks e já passou pelas mãos de Elton John e Freedie Mercury, será leiloado em 6 de dezembro. O lance mínimo é de 50 mil dólares (290 mil reais), mas a expectativa é chegar perto dos 200 mil dólares (pouco mais de 1,1 milhão de reais);
Rara gravação ao vivo do Sonic Youth, feita em outubro de 1987, “Hold That Tiger” será finalmente disponibilizada em CD e vinil em 7 de fevereiro pelo selo Superior Viaduct. Naquele dia, a banda foi apresentada ao público pelo produtor Stevie Albini;
O Genesis celebra os 50 anos de “The Lamb Lies Down on Broadway”, com uma edição super deluxe remasterizada do álbum, com uma nova mixagem Dolby Atmos, um show completo da turnê de 1975 e muito mais. É o último álbum que o Genesis gravou antes de Peter Gabriel deixar a banda. O lançamento acontece em 28 de março;
“Die With a Smile”, parceria entre Lady Gaga e Bruno Mars, é a canção a chegar mais rápido em 1 bilhão de streams no Spotify;
Beyoncé fará o show do intervalo no jogo de Natal da NFL, Houston Texans contra Baltimore Ravens, transmitido pela Netflix;
A Apple anunciou a produção de um documentário sobre o Fleetwood Mac, o primeiro autorizado pela banda. Nome e data de lançamento ainda não foram confirmados. A direção é de Frank Marshall, que recentemente dirigiu "Beach Boys", disponível no Disney+;
“Dua Lipa Live From the Royal Albert Hall”, novo disco ao vivo de Dua Lipa, será lançado em 6 de fevereiro;
Em publicação nas redes sociais, o Primus anunciou uma audição para encontrar o substituto de Tim Alexander como baterista. Eles pedem alguém com “capacidade para ouvir, reagir e contribuir para a conversa musical”.
Em parceria com a Fender, Chris Shiflett, guitarrista do Foo Fighters, lança uma guitarra chamada Chris Shiflett Cleaver Telecaster® Deluxe, pela bagatela de quase 2.500 dólares; Clique aqui para mais informações;
“Chromakopia”, de Tyler, the Creator, segue liderando a parada de discos mais vendidos nos Estados Unidos. O TOMORROW X TOGETHER, com “The Star Chapter: SANCTUARY”, e Sabrina Carpenter, com “Short n’ Sweet”, completam o top 3;
A casa de leilão Christie's anunciou uma leva com 90 guitarras que pertenciam a Jeff Beck, morto há quase dois anos. O item mais caro é a Gibson Les Paul que aparece na capa de “Blow By Blow” e pode chegar em 500 mil libras (pouco mais de 3,6 milhões de reais). Clique aqui para mais informações;
“Songs Of A Lost World”, do The Cure, foi o disco físico mais vendido nos Estados Unidos na última semana, assim como no Reino Unido. Desde “Wish”, de 1992, que a banda não ficava na primeira colocação das duas principais paradas.
Justiça
Em 2020, Donald Trump compartilhou um vídeo de campanha nas redes sociais, durante a campanha de reeleição, em que utilizou “Electric Avenue”, de Eddy Grant. O músico entrou com uma ação alegando violação de direitos autorais e, quatro longos anos depois, conseguiu um acordo financeiro para encerrar o processo. A quantia desembolsada por Trump não foi divulgada;
Os advogados de Miley Cyrus estão pedindo a rejeição do processo envolvendo a música “Flowers”. Ela e os outros compositores negam terem copiado elementos de “When I Was Your Man”, de Bruno Mars, além de afirmarem que a empresa dona de uma pequena parte dos direitos não pode processá-los sem o envolvimento do cantor e das outras partes, que não se manifestaram dentro ou fora do tribunal sobre o caso;
Mais cinco pessoas, três homens e duas mulheres, alegam que foram drogados e abusados sexualmente por Sean “Diddy” Combs entre 2001 e 2022. É a quarta onda de processos envolvendo o rapper em acusações semelhantes. Ele nega. Atualmente, ele aguarda julgamento por tráfico sexual e outras acusações. As informações são da Rolling Stone;
A organização de justiça social de Jay-Z, Team ROC, entrou com uma ação contra o departamento de polícia de Kansas City por abuso de poder contra minorias e imigrantes. O processo tem como parceiro o Midwest Innocence Project, que trabalha na libertação de pessoas presas injustamente pelo Estado;
Meses atrás, Cher ganhou os direitos de 50% das músicas compostas em parceria com Sonny Bono, mas, segundo Mary Bono, a ela perdeu o prazo para entrar com o processo em 1º de julho de 2022 e não pode repassar essa parte para Iconic Artists Group, que comprou os direitos das músicas da cantora. Um novo julgamento foi marcado para 26 de fevereiro;
Uma pessoa não identificada alega que o advogado Tony Buzbee, representante de várias supostas vítimas de Sean “Diddy” Combs, supostamente tenta extorquir dinheiro de qualquer pessoa envolvida com o rapper nos últimos anos. Buzbee nega. As informações são da Rolling Stone;
Um novo processo movido por um dos ex-funcionários, o gerente de projetos chamado Murphy Aficionado, alega que Kanye West era abertamente antissemita no trabalho, com citações às Kardashian e a uma suposta perseguição de judeus. Além disso, ação fala de discriminação, ambiente de trabalho hostil, retaliação, não pagamento de salários e demissão injusta. O rapper ainda não respondeu. As informações são da Rolling Stone;
Sean “Diddy” Combs foi acusado de pagar a prisioneiros para ter acesso aos horários telefônicos deles na prisão, arquitetar postagens nas redes sociais e ter conversas para influenciar testemunhas e o júri. A promotoria alega ter todas as conversas gravadas, algo que praxe em prisões do tipo, e pede para a justiça não o soltar até o julgamento. As informações são da Rolling Stone.
Negócios
A Warner Music divulgou o relatório de lucros, mostrando um aumento de 7% na receita digital e 8,2% no streaming. O lucro líquido foi de 478 milhões de dólares (2,78 bilhões de reais) contra 439 milhões (pouco mais de 2,55 bilhões) em comparação aos nove meses do ano passado. Mas para o trimestre encerrado em 30 de setembro, a receita total aumentou apenas 3% e a receita digital caiu 0,2% em comparação ao mesmo período de 2023;
A SongVest, uma empresa que permite que fãs e investidores comprem frações de royalties musicais, abriu período de reserva para compra de pequenas porcentagens de quatro músicas do Queen, “Under Pressure”, “It’s A Kind of Magic”, “I Want It All” e “The Show Must Go On, e a trilha sonora do filme “Bohemian Rhapsody”. Apesar de venda recente para Sony, as partes negociadas pertencem ao produtor David Richards e são negociadas pelo filho. Os royalties ganhos são pagos trimestralmente.
Turnês e festivais
Fontaines D.C., Bicep, CMAT, Wet Leg e English Teacher foram são atrações do All Together Now, festival que acontece na Irlanda entre 31 de julho e 2 de agosto;
Empire of the Sun, Bush e Ca7riel & Paco Amoroso são as novas atrações do Lollapalooza Brasil. O festival acontece em São Paulo nos dias 28, 29 e 30 de março;
Graveyard e Danko Jones tocam no Brasil no Rio de Janeiro (14/03, Agyto), São Paulo (15/03, Vip Station) e Belo Horizonte (16/03, Mister Rock) como parte da turnê pela América Latina;
A turnê de verão da cantora Waxahatchee pelo Reino Unido começa em 8 de junho, na Escócia;
O Killer anunciou três shows em Las Vegas, nos dias 22, 24 e 25 de janeiro, em que toca o álbum “Hot Fuss” na íntegra. As apresentações serão filmadas, mas não há confirmação de um lançamento do material em breve;
Jack White começa, em 1º de dezembro, em Hong Kong, uma nova turnê mundial que vai até maio. Não há datas na América do Sul até o momento;
A nova turnê do guitarrista Sam Fender começa em 2 de dezembro, na Irlanda, e segue até abril, nos Estados Unidos;
A primeira turnê solo de Kim Deal começa oficialmente em 1º de março, em Londres, na Inglaterra;
O Godspeed You! Black Emperor resolveu cancelar todo resto da turnê pelos Estados Unidos por motivos de saúde ainda não revelados. Os últimos shows do ano serão no Canadá;
O grupo Stray Kids anunciou uma longa turnê mundial, com passagem pelo Brasil nos dias 1º e 5 de abril no Rio de Janeiro (Estádio Nilton Santos) e São Paulo (MorumBis);
Laura Jane Grace & the Mississippi Medicals começam uma nova turnê a partir de 1º de abril;
A banda Crumb toca em São Paulo no sábado (23), no Cine Joia. Clique aqui para mais informações;
O Osees começa uma longa turnê pelos Estados Unidos a partir de 3 de setembro. Antes, uma perna europeia começa em 15 de maio;
O 2º Kapivara acontece hoje, com Armandinho, Rancore, Terno Rei e Oriente como atrações, em Piracicaba, em São Paulo. Clique aqui para mais informações;
Lady Gaga, Post Malone, Green Day e Travis Scott são as principais atrações do Coachella, marcado para acontecer em 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de abril. Clique aqui para mais informações;
O Clap Your Hands Say Yeah celebra os 20 anos do álbum de estreia com uma grande turnê, marcada para começar em 31 de janeiro;
Todos os ingressos para a turnê do My Chemical Romance do próximo ano, em que a banda toca o álbum “The Black Parade” na íntegra, esgotaram;
Slowdive ampliou a atual turnê até 7 de fevereiro;
Open’er Festival, marcado de 2 a 5 de julho, confirmou RAYE, Justice, St Vincent e FKA Twigs como novas atrações;
A banda Inhaler começa a nova turnê por Canadá e Estados Unidos em 28 de fevereiro;
Jelly Roll e Sierra Ferrell serão as atrações de abertura da nova turnê de Post Malone pelos Estados Unidos. Até o momento, são 25 datas confirmadas;
O festival francês We Love Green confirmou Charli XCX e Air como atrações principais. O evento acontece de 6 a 8 de junho. Clique aqui para mais informações;
Rod Stewart convida o Cheap Trick para abrir mais uma turnê pelos Estados Unidos, que começa em 14 de junho;
O Popload Festival retorna em 31 de maio para uma nova edição. As atrações ainda não foram anunciadas;
Todos os ingressos para a próxima edição do Glastonbury, marcado para acontecer de 25 a 29 de junho, foram vendidos em 35 minutos;
O Pogues anunciou seis shows, entre 1º e 8 de maio, para celebrar os 40 anos de “Rum Sodomy” e “The Lash”. São os primeiros shows desde a morte de Shane MacGowan há quase um ano.
Na agenda
6 de dezembro: “Possession EP”, de Shabaka;
2025
17 de janeiro: “Balloonerism”, álbum póstumo de Mac Miller;
31 de janeiro: “Freckle”, da banda Freckle (Ty Segall e Corey Madden);
7 de fevereiro: “Apple Cores”, do James Brandon Lewis Trio; “Universe Room”, do Guided By Voices; “choke enough”, de Oklou;
14 de fevereiro: “Phonetics On and On”, da Horsegirl;
21 de fevereiro: “The Consequence”, do Killswitch Engage
28 de fevereiro: “In Space”, de Edith Frost;
7 de março: “Tsunami Sea”, do Spiritbox;
14 de março: “The Father of Make Believe”, do Coheed and Cambria.
Lançamentos
Michael Kiwanuka
Kim Deal
Father John Misty
Joan Armatrading
Jeff Parker
Opeth
Say Lou Lou
Red Hot Org
Body Count
Post Nebbia
Chelsea Wolfe
Miles Davis [“Miles '54: The Prestige Recordings”]
The Beatles [“The 1964 U.S. Albums in Mono”]
Joe Henderson & McCoy Tyner [“Forces of Nature: Live at Slugs’”]
Can [“Live in Keele 1977”]
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!