Taylor Swift é a grande máquina da indústria da música
Nenhum outro artista teve tanta repercussão e atenção como ela nos últimos 15 anos
O Grammy de Melhor Álbum do Ano foi a cereja do bolo da carreira de Taylor Swift nos últimos anos. Melhor do que qualquer um, ela atrai atenção pela música, pelos romances, pela máquina de marketing no entorno e pela repercussão de praticamente tudo que diz e faz dentro e fora dos palcos. Ela, sim, pode ser considerada uma espécie de primeira grande super celebridade dos tempos de redes sociais.
Cria do século XXI, já com internet, redes sociais e resposta instantânea a cada movimento, ela soube aproveitar como poucos isso para fomentar a própria carreira. A transição do country, gênero que poderia ter dominado com tranquilidade, para o pop foi suave e a transformou em um furacão midiático. Quanto mais ela cantava sobre a própria vida romântica, mais as pessoas queriam saber. E ela soube dominar isso com um estilo único, sempre com uma resposta na manga. Milagrosamente, nada disso vaza antes, dando a cantora o controle de todas as ações, um impulso para teorias por parte dos fãs e uma enorme busca por easter eggs. E a cantora incentiva esse comportamento.
Milimetricamente calculados, todos os passos são planejados para tudo soar original e único. Por isso, quando Ana Clara Benevides morreu na passagem de Swift pelo Brasil, ela soou perdida e sem saber o que fazer. Só conseguiu entrar em ação quando a situação voltou ao controle dela e da assessoria, gerando uma foto com os familiares, depois de uma nota um tanto seca lamentando o ocorrido.
Ela está envolvida indiretamente até mesmo na eleição para presidente nos Estados Unidos. De um lado, o presidente Democrata Joe Biden aguarda o apoio público da cantora, um incentivo para votação por parte dos jovens — lá, o voto não é obrigatório. Do outro, os Republicanos andam espalhando uma teoria da conspiração da vitória do Kansas City Chiefs, time do namorado da cantora Travis Kelce, no Super Bowl como plataforma para declarar apoio a Biden. Swift evita falar de política, mas vem apoiando candidatos Democratas nos últimos anos em eleições estaduais e apoiou o atual mandatário quatro anos atrás.
Da NFL a política, Taylor Swift está presente em vários assuntos, gerando expectativa por falas, dicas ou qualquer pequeno movimento dessa enorme máquina de marketing de valor bilionário.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui, agora com as dicas da semana e de leitura. Caso você queira assinar via pix, me mande uma mensagem que eu envio a chave.
Notícias da semana
Segunda-feira
Jay Z recebeu o Dr. Dre Global Impact durante o Grammy e aproveitou para criticar a organização que, segundo ele, não valoriza artistas negros e usou como exemplo Beyoncé.
“Não quero envergonhar esta jovem [Beyoncé], mas ela tem mais Grammys do que todos e nunca ganhou Álbum do Ano. Portanto, mesmo pelas suas próprias métricas, isso não funciona. Pense sobre isso. O maior número de Grammys, nunca ganhou o Álbum do Ano. Isso não é certo”, afirmou.
Parabéns
Taylor Swift entra para história mais uma vez. Ao ganhar o Grammy de Álbum do Ano pela quarta vez, ela se torna a primeira pessoa a conseguir tal feito. Ela supera Paul Simon, Frank Sinatra e Stevie Wonder, com três cada um.
Com tudo
Com quatro Grammys, Phoebe Bridgers foi uma das grandes vencedoras da noite, com três pelas boygenius e um pela colaboração com SZA em “Ghost in the Machine”. Ela aproveitou o momento para mandar um recado ao ex-presidente e CEO da Recording Academy, Neil Portnow.
“Tenho algo a dizer sobre as mulheres. O ex-presidente da Recording Academy, Neil Portnow, disse que se as mulheres querem ser indicadas e ganhar Grammys, elas deveriam ‘dar um passo à frente’. Para ele eu gostaria de dizer: ‘Sei que você ainda não morreu, mas quando morrer, apodreça no mijo’”, disse.
Portnow enfrenta acusações de abuso e agressão sexual, ainda sem data de julgamento marcadas.
Bons números
Com média de 16,9 milhões de espectadores, o Grammy teve 34% de aumento de audiência com relação ao ano anterior. É a cerimônia mais vista desde 2020. No Paramount+, o aumento foi de 173% em comparação com 2023.
Fim
Com a consagração no Grammy, a banda boygenius, formada por Lucy Dacus, Phoebe Bridgers e Julien Baker, anuncou um hiato do projeto pelos próximos meses. A tendência é que cada uma se concentre na carreira solo.
Cada um para um lado
Com data de lançamento do novo disco marcada (veja Na Agenda), Kerry King revelou que não mantém contato com Tom Araya desde o fim do Slayer, em 2019.
“Nem mesmo uma mensagem ou e-mail. Converso com todo mundo da banda por telefone, mensagem de texto ou e-mail. Se Tom entrasse em contato, provavelmente responderia. Provavelmente depende do motivo, mas não desejo que ele morra”, explicou.
“Eu e Tom nunca estivemos na mesma página. Por exemplo, se eu quiser um shake de chocolate, ele quer um shake de baunilha. 'Kerry, de que cor é o céu? Azul. Tom, de que cor é o céu? Branco'. Somos apenas pessoas diferentes. Quanto mais envelhecemos, isso se torna mais claro”, encerrou.
Cinema
Alana Haim, parte do trio de irmãs Haim, foi confirmada no próximo filme de Paul Thomas Anderson. Ele já trabalhou com o diretor na estreia nas telas, no filme “Licorice Pizza”.
Maneiro!
Com o lançamento de “Volume 49: Frost Amphitheatre, Stanford U., Palo Alto, CA (4/27/85 & 4/28/85)”, o Grateful Dead conseguiu 59ª presença no top 200 da ‘Billboard’ e, oficialmente, é o artista com mais discos na parada musical americana. A banda supera Elvis Presley e Frank Sinatra, com 58 vezes cada um.
RIP
Aston “Family Man” Barrett, baixista de Bob Marley & The Wailers, morreu aos 77 anos. De acordo com a ‘BBC News’, ele estava internado no hospital há algum tempo, mas sem mais detalhes sobre o assunto.
Terça-feira
O Deep Purple promete para 29 de março a Super Deluxe Edition do clássico “Machine Head”. A caixa vem com a edição do álbum remasterizada por Dweezil Zappa e dois álbuns ao vivo: no Paris Theatre, em Londres, em 1972, e um no Montreux Casino, em abril de 1971.
“É um daqueles discos em que penso: ‘Como eles criaram isso?’ Tem influências clássicas na guitarra e no teclado, mas também tem blues e um pouco de funk. E você tem esse cantor que tem a voz mais matadora. Todas essas coisas se juntam de uma forma que não soa como música comercial, mas as pessoas ficaram muito entusiasmadas com isso. É uma receita fascinante”, disse Zappa, em nota.
RIP
Famoso cantor country, Toby Keith morreu aos 62 anos em consequência de um câncer no estômago.
Quarta-feira
Kate Nash agora faz parte da gravadora independente Kill Rock Stars, sediada nos Estados Unidos.
“Doze anos como artista independente me ensinaram muito. Isso me deu um senso de identidade mais forte e um compromisso inegável com meu trabalho. Isso me forçou a enfrentar desafios únicos e a praticar disciplina em relação à minha arte”, disse.
“Estou muito animada para levar todas as lições comigo neste novo capítulo ao assinar com a Kill Rock Stars, uma gravadora independente tão importante com uma história musical incrível e um gosto musical impecável”, finalizou.
Ótima notícia
“Bleed Like Me”, do Garbage, será relançado em vinil pela primeira vez em 5 de abril pela BMG/Stunvolume na Europa, Reino Unido, Estados Unidos e Austrália.
“Este álbum foi complicado de fazer e resultou em um hiato de cinco anos da banda logo após o lançamento. No entanto, ao longo dos anos, tornou-se um dos pilares da nossa discografia, por isso decidimos finalmente disponibilizá-lo em vinil devido aos muitos apelos dos nossos fãs”, contou a vocalista Shirley Manson.
Atualização
O filho de Robert Wyatt, Sam, atualizou o estado de saúde do pai, aposentado dos palcos desde 2014. “No final do ano passado, a recente perda de memória de Robert foi diagnosticada como sendo progressiva”, explicou.
“Ele também está fisicamente muito frágil e não consegue mais responder mensagens ou ouvir músicas de outras pessoas e comentar. Ele apreciou muito tudo o que recebeu no passado e está muito comovido com a lealdade e preocupação das pessoas por ele ao longo dos anos”, completou.
Wyatt fundou o Soft Machine e Matching Mole e começou a carreira solo após cair de uma janela e ficar paraplégico em 1973. Acabou virando um músico influente no jazz fusion britânico, psicodelia e no rock progressivo.
Olha ela aí
"Taylor Swift: The Eras Tour" estreia no Disney+ mundialmente em 15 de março com cinco canções extras não disponíveis nas exibições no cinema ou no aluguel digital.
Maneiro
A aparição surpresa de Tracy Chapman no Grammy fez Fast Car ter quase 640 mil streams em 24 horas, de acordo com um relatório da Luminate. A versão gravada por Luke Combs teve cerca de 500 mil streams no mesmo dia. Por ser a única compositora, Chapman recebe por ambas execuções.
Na ativa
Em entrevista ao ‘Loudwire Nights’, Rob Halford celebrou a longevidade do Judas Priest em 50 anos de carreira.
“É a aventura desta gloriosa banda que faz metal há cinco décadas e um monte de emoções que passam pela sua cabeça, quando você pensa sobre essa banda que fez tantas coisas e ainda faz coisas relevantes”, contou.
Revelação
Um dos grandes sucessos da carreira do Queens of the Stone Age, “...Like Clockwork” gerou arrependimento por parte de Josh Homme em um primeiro momento por ser muito sombrio e diferente dos anteriores.
“É aquele [disco] que acho que representa a nós e a mim mesmo com mais precisão. Sou assim. É assim que sou nesse disco, revelou.
“Lembro-me de dizer aos caras [da banda] que estava convencido de que foi um erro. Não ia mudar nada, só quero dizer antes de ser lançado que sinto muito. Então eu meio que pedi desculpas à banda. Estava convencido de que seria o fim, mas foi exatamente o oposto disso”, relembrou.
Boa iniciativa
Harvey Goldsmith, promotor de shows organizador do Live Aid em Londres nos anos 1980, anunciou um novo grande festival para chamar atenção para a crise climática. O Earth Aid Live acontece em seis países dos cinco continentes durante um fim de semana em agosto de 2025, incluindo Londres, Los Angeles e Rio de Janeiro.
“Com base no que já alcançamos com o Live Aid, a nossa aspiração é unir pessoas de todas as esferas da vida na missão partilhada de melhorar o nosso mundo”, explicou.
Gostei e muito
Nick Cave e Warren Ellis estão trabalhando na composição da trilha sonora original de “Back to Black”, cinebiografia de Amy Winehouse, dirigida por Sam Taylor-Johnson. Até o momento, eles têm 30 minutos de trabalho prontos.
As informações são da ‘Variety’.
Incrível
“Alice Coltrane - The Carnegie Hall Concert” será lançado pela Impulse! em 22 de março. A banda contou com Pharoah Sanders, Archie Shepp, Jimmy Garrison, Cecil McBee, Ed Blackwell, Clifford Jarvis, Kumar Kramer e Tulsi Reynolds. Foram quatro músicas gravadas ao todo.
Quinta-feira
O baixista Darryl Jones contou que os Rolling Stones diminuíram drasticamente o acesso ao grupo e evitam pedir coisas extravagantes no camarim.
“Tínhamos lugares com videogames, que já existiam há algum tempo. Eles meio que reduziram essas coisas agora. Keith ainda tem o que ama, shepherd’s pie.”, contou.
Escolha
A cantora Eden Golan foi escolhida para representar o Israel no Eurovision, em meio a um pedido de banimento do país por parte de outros integrantes da competição. Aos 20 anos, ela foi selecionada por meio de um programa de talentos na televisão após apresentar um cover de “I Don’t Want To Miss A Thing”, do Aerosmith.
As informações são da ‘BBC’.
Fechado
Após alguns anos de rumores, finalmente Julio Iglesias terá uma série para contar a vida e obra. O projeto foi comprado pela Netflix e tem total apoio do cantor, que promete contar tudo sobre a carreira e os acontecimentos nos bastidores.
“Depois de muitas especulações, livros e documentários nos quais não estive envolvido, pela primeira vez decidi contar a verdade sobre a minha vida a uma empresa universal como a Netflix”, disse Iglesias, em comunicado.
Não há mais detalhes sobre elenco ou data de lançamento.
Claro que tinha
Em uma apresentação em Tóquio, Taylor Swift revelou ter um plano B para falar sobre o novo disco de estúdio para o caso de não conseguir nenhuma vitória no Grammy do último domingo (4).
“Indo ao Grammy, eu tinha esse plano. Mas não havia contado a muitas outras pessoas. Pensei: ‘OK, se eu tiver sorte o suficiente para chegar lá e ganhar alguma coisa esta noite, eu simplesmente farei isso. Vou apenas anunciar meu novo álbum’”, afirmou.
“Felizmente, isso acabou acontecendo. Meu plano alternativo era fazer isso hoje à noite, em Tóquio. Mas graças a vocês e apoio, tive a sorte de ganhar um Grammy e contar a vocês sobre isso no palco. E agora podemos conversar sobre isso”, encerrou.
Veja mais sobre o assunto em Na Agenda.
Eu quero
“Lifeblood”, do Manic Street Preachers, ganha edição deluxe para celebrar os 20 anos. Prometido nos formatos físico e digital, o lançamento, marcado para 12 de abril, terá lados B, demos e faixas nunca lançadas.
RIP
Henry Fambrough, último integrante original dos Spinners, morreu aos 85 anos. Ele vinha sofrendo com problemas de saúde graves e, recentemente, foi colocado sob cuidados paliativos.
Negócios
O Spotify conseguiu uma receita de € 3,67 bilhões (quase R$ 20 bilhões) no quarto trimestre de 2023. Em meio a demissões e cortes de custos, o aumento na receita foi de 16%, com prejuízo de € 70 milhões (pouco menos de R$ 375 milhões). No total, o serviço conseguiu mais 28 milhões de usuários ativos, sendo dez milhões Premium. Por fim, a receita Premium cresceu 17%, enquanto a receita por anúncios cresceu 12%, para o resultado histórico de € 501 milhões (pouco mais de R$ 2,5 bilhões);
A Warner Music vai demitir 10% da equipe, ou 600 pessoas, nas próximas semanas. A empresa divulgou o relatório do último trimestre de 2023 antecipadamente e mostrou um crescimento recorde de receita de 11%, com lucro líquido de US$ 193 milhões (quase R$ 960 milhões) contra US$ 124 milhões (pouco mais de R$ 616 milhões) no trimestre do ano anterior;
Em comunicado, o Spotify revelou ter desembolsado cerca de US$ 9 bilhões (quase R$ 45 bilhões) em pagamentos para indústria da música. A empresa afirma que os valores quase triplicaram nos últimos seis anos e representam uma grande parte dos US$ 48 bilhões (quase R$ 240 bilhões) pagos desde então;
Michelle Jubelirer, presidente-CEO do Capitol Music Group nos últimos dois anos, deixa o cargo com efeito imediato, mesmo com os números demonstrando crescimento sólido e superando expectativas. A mudança faz parte de uma grande reestruturação colocada em prática pelo Universal Music Group. As informações são da ‘Variety’.
Turnês e festivais
Slowdive e Nadine Shah são duas das atrações do Big City Festival, organizado pelo Mogwai. O evento acontece em 29 de junho. Clique aqui para mais informações;
Stevie Nicks acrescentou 12 datas na atual turnê pelos Estados Unidos. Agora, o encerramento está previsto para 18 de junho;
A Bikini Kill parte em turnê pelos Estados Unidos a partir de 15 de agosto. É o início das comemorações de 30 anos do lançamento de “Pussy Whipped”;
Superchunk, Destroyer, Wye Oak e The New Pornographers são atrações do Merge 35, festival criado para celebrar os 35 anos da gravação Merge, marcado para acontecer de 23 a 27 de julho. Clique aqui para mais informações;
Brant Bjork retorna a São Paulo, em 8 de março, para um show na Aurea. Clique aqui para mais informações;
O guitarrista Kiko Loureiro, ex-Angra e Megadeth, confirma início de turnê solo tocando clássicos da carreira para 28 de julho, em Belo Horizonte. Clique aqui para mais informações;
A última data da Celebration Tour, de Madonna, está marcada para 26 de abril no México. Até o momento, não há informações sobre shows no Brasil;
O UB40 celebra os 45 anos de Red Red Wine com uma turnê por Estados Unidos e Europa. O início está marcado para maio;
Lamb of God e Mastodon começam a turnê conjunta em julho. Kerry King, ex-guitarrista do Slayer, será atração de abertura em algumas das apresentações;
Quem também começa uma turnê conjunta pelos Estados Unidos, em 18 de junho, é o Church e o Afghan Whigs;
No final de abril, o Decemberists retorna às turnês após uma longa pausa e deve pintar disco novo em breve;
Em data única, em São Paulo, no Carioca Club, em 27 de abril, sábado, o Alesana passa pelo Brasil para a perna da turnê pela América Latina. Clique aqui para mais informações;
Karate, banda de rock alternativo, confirmou show único em São Paulo para 18 de agosto, domingo, no Cine Joia. Clique aqui para mais informações;
Katy Perry, Gloria Gaynor, Ivete Sangalo e IZA foram confirmadas no Rock in Rio 2024, nas comemorações dos 40 anos do festival;
Hozier, The Black Keys, Allison Russell, Nile Rodgers e Trombone Shorty são atrações do festival beneficente Love Rocks, marcado pata 7 de março;
Herbie Hancock anuncia o primeiro show com a formação original do Headhunters em 50 anos, no Hollywood Bowl, em 14 de agosto. Não há mais datas até o momento;
O Arcade Fire sai em turnê para comemorar os 20 anos de lançamento de Funeral. São duas datas confirmadas: 2 e 7 de julho em Milão, na Itália, e Dublin, na Irlanda, respectivamente;
Tall Pines Music & Arts Festival terá como atrações principais os grupos City and Colour e July Talk. O evento acontece nos dias 19 e 20 de julho. Clique aqui para mais informações.
Na agenda
15 de março: “Deeper Well”, de Kacey Musgraves;
5 de abril: “Mood Swings”, de Marcus King; “Only God Was Above Us”, do Vampire Weekend;
12 de abril: “Don't Fear 'Ghost Stories”, último álbum da carreira do Blue Öyster Cult; “Don’t Forget Me”, de Maggie Rogers;
19 de abril: “The Tortured Poets Department”, de Taylor Swift; “Searching for Solace”, do The Ghost Inside; “Rollercoaster”, de Cadence Weapon; “Sentiment”, de Claire Rousay;
26 de abril: “Beast Epic”, do Iron & Wine;
3 de maio: “Hex”, de Jon McKiel; “Reasonable Woman”, de Sia;
10 de maio: “I Am Jordan”, de I. Jordan; “Death Jokes”, de Amen Dunes;
17 de maio: “From Hell I Rise”, de Kerry King, ex-guitarrista do Slayer; “Outgrown”, estreia da carreira solo de Beth Gibbons.
Lançamentos
Kali Malone
Declan McKenna
Brittany Howard
Helado Negro
Chelsea Wolfe
Ducks Ltd.
Usher
Madi Diaz
Loving
Joel Ross
Itasca
Shygirl
nothing,nowhere.
Yellowcard
Little Simz
Kelela
Reverend Kristin Michael Hayter
Sonic Youth [Walls Have Ears]
The American Analog Set [New Drifters]
Snõõper [Snooper LIVE At Exit-In]
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!
Como toda máquina, essa aí também está sujeita a problemas. Talvez realmente seja umas primeiras megacelebridades produzidas pela era digital; penso se ela sobreviverá com o passar dos anos. Como muitos desses produtos modernos, o tempo de performance e a qualidade duram pouco.
Será que TS entra pra história por conta da criatividade artística ou por essa industrialização-insensível-megalomaníaca?
Agora falando de artista hahaha, não sabia dessa produção sobre o Julio Iglesias. Realmente demorou um projeto assim.
Parabéns pelo trabalhão, Fagner!