Spotify e Bandcamp: o sonho acabou
Nascidas como alternativas, plataformas foram engolidas pelo mercado
Quando a internet surgiu, o sonho de um lugar livre para troca de ideias e circulação da informação estava nascendo. As possibilidades eram infinitas. Com o aprimoramento das ferramentas de comunicação, um brasileiro poderia ser amigo de um chinês com facilidade. Anos depois, a deturpação do uso transformou essa incrível ferramenta em uma máquina de diversas guerras pelo mundo.
Não foi diferente no entretenimento. Com a pirataria, o mundo se abriu para o consumo e qualquer usuário poderia ter uma biblioteca quase infinita de músicas. Processos rolaram, a Apple lançou o iPod e o iTunes, mas a revolução mesmo veio com o lançamento do Spotify, um serviço gratuito que você literalmente poderia ouvir qualquer artista de qualquer parte do mundo de maneira gratuita ou pagando uma pequena mensalidade por mês.
Durante os anos de crescimento, a empresa sueca foi colocando cada vez mais propagandas, aumentando cada vez mais o preço e passou a investir em outros produtos, como podcasts originais e, mais recentemente, audiolivros. E o serviço foi piorando para todo mundo, com muitos usuários premium reclamando do excesso de publicidade em podcasts. Agora, veio o golpe final: haverá uma mudança na forma de pagamento dos artistas. Caso não atinjam determinados números ao longo do ano fiscal, não vão receber nenhum centavo.
Para combater isso, o Bandcamp era uma alternativa considerada mais viável e melhor para os artistas. Com pagamentos melhores e realmente uma plataforma que investia em curadoria e crescimento dos artistas independentes, o serviço era recomendado por dez em cada dez músicos. Mas, ao ser vendido para a Epic Games, a coisa azedou. E piorou de vez com uma nova venda, desta vez para a Songtradr, plataforma de licenciamento musical.
Com mais de 50% dos funcionários demitidos, dentre eles alguns dos curadores e integrantes do sindicato recém-formado, o futuro do Bandcamp está ameaçado. O que era para ser uma boa alternativa de sustento, transformou-se em uma série de incertezas no curto e médio prazos.
Ótimas iniciativas durante as respectivas criações, o Spotify e o Bandcamp foram engolidas pelo mercado e acabaram virando um sonho de uma noite de verão. Os lugares livres para ouvir música com remuneração justa aos artistas não existem mais, e o futuro é cada vez mais sombrio, com a publicidade dominando todos os aspectos do negócio que também deve ser lembrado pela arte. Um pesadelo começou.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e no site. Caso você queira assinar via pix, basta responder esse e-mail que eu passo a chave.
Notícias da semana
Segunda-feira
Uma investigação da CBC, principal rede de TV canadense, coloca em dúvida a identidade indígena da cantora Buffy Sainte-Marie, que contou ao longo dos anos ter nascido na reserva Piapot Cree, em 1941, na Província canadense de Saskatchewan e adotada por pais brancos.
De acordo com uma série de documentos apresentados na série-documental "The Fifth Estate", ela nasceu como Beverly Jean Santamaria, filha de pais de ascendência europeia. Familiares da cantora corroboram a versão do programa e chamam a história dela de invenção.
A cantora nega as acusações e disse que "defendi as causas indígenas e nativas americanas quando ninguém mais o faria ou tinha plataforma para fazê-lo".
Parabéns
O blink-182 surpreendeu e conseguiu a primeira posição da parada da Billboard com o lançamento de "One More Time", primeiro álbum da formação original em uma década, ao vender 125 mil cópias. O trio superou os novos lançamentos de Rolling Stones, Drake e Bad Bunny.
Com a terceira posição, os Rolling Stones são o primeiro artista a ter discos no top 10 nos Estados Unidos em seis décadas diferentes. São 38 vezes ocupando alguma das dez primeiras posições, um recorde.
Jogou o verde
Em entrevista ao 'Sunday Mirror', Miley Cyrus fez muitos elogios a Billie Eilish e manifestou o desejo em trabalhar com a cantora algum dia.
"Eu amo Billie Eilish. Ela é uma das artistas mais legais do momento. O que mais me impressionou é que ela já é uma autêntica artista. Ela sabe exatamente a história que quer contar e exatamente a mensagem que quer expressar em seu trabalho. Estou totalmente maravilhada com ela", disse.
"Quando penso em todos os artistas do momento, ela está definitivamente no topo da lista de pessoas com quem gostaria de trabalhar. Ainda não houve nenhuma conversa. Mas é algo a que estou aberta, com certeza", finalizou.
Fora
Programada para fazer parte do show para celebrar os 30 anos de "O Estranho Mundo de Jack", a cantora Halsey desistiu na última hora.
Nenhum motivo foi alegado até agora, mas Danny Elfman, responsável pela organização e atração principal do evento, está envolvido em duas acusações de má conduta sexual — uma resolvida no tribunal, mas colocada nas manchetes pela falta de pagamento do acordo e outra divulgada recentemente, ainda sem resolução. O músico nega ambas.
Lamentável
Em entrevista para 'Rolling Stone', Jim Weider, sucessor de Robbie Robertson como guitarrista da The Band, revelou que atribui o suicídio de Richard Manuel à má gestão do grupo.
"Richard estava bebendo muito. Estávamos na Flórida. Fui com Rick [Danko] para pegar maconha no quarto de Richard. Ele apenas disse: 'Está ali! Basta pegar! Saia!' Pegamos e saímos. Claro, descobrimos de manhã o que aconteceu", revelou.
"Isso não deveria ter acontecido. Ele estava meio frágil naquele momento. Provavelmente não deveríamos estar... [em turnê] foi uma má gestão. Não deveríamos ter saído para fazer tantos shows. Alguém deveria estar cuidando dele", completou.
RIP
Steve Riley, baterista do L.A. Guns, morreu aos 67 anos em consequência do agravamento de uma pneumonia.
"O maior legado de Steve foi o papel como marido amoroso e pai atencioso. Em casa, ele era mais do que apenas um roqueiro, era um fanático por esportes de Boston, um fã da Segunda Guerra Mundial e um leitor ávido. Por mais que ele adorasse estar na estrada, nada lhe trouxe mais alegria do que voltar para casa", disse a família do músico, em nota.
Terça-feira
Em uma resposta a um usuário da antiga rede social conhecida anteriormente como Twitter, Liam Gallagher confirmou que a turnê comemorativa dos 30 anos de "Definitely Maybe", disco de estreia do Oasis, não terá nada da carreira solo. Ele ainda afirmou que pode incluir os lados B do álbum em algumas apresentações.
Suspeitei desde o princípio
Na nova edição do 'Osbournes Podcast', Sharon revelou os motivos que levaram ao encerramento do Ozzfest, com a última edição de despedida acontecendo em 2018.
"Foi uma coisa muito estranha porque todas as bandas eram nossas amigas, mas os empresários eram gananciosos e, por alguma razão, pensaram que estávamos ganhando bilhões com isso e não estávamos. E os agentes queriam cada vez mais e mais, e isso simplesmente não era mais rentável. Paramos, porque simplesmente não era rentável", contou.
Que parceria!
Peter Jackson foi confirmado como diretor do clipe de "Now and Then", a nova música dos Beatles. Em uma longa nota, ele explicou que ficou preocupado com a montagem do trabalho pela falta de imagens, mas uma surpresa acabou o fazendo mudar de ideia.
"A [gravadora] Apple mandou mais de 14 horas de fitas das sessões de gravação de 1995 [quando eles tentaram trabalhar a canção pela primeira vez]; Ringo Starr e Paul McCartney enviaram imagens de si se apresentando; e o ex-baterista dos Beatles, Pete Best, compartilhou alguns segundos preciosos de algo nunca visto", disse.
Ainda segundo ele, a insegurança virou confiança ao perceber que o material poderia render algo a mais ao invés de um "simples" clipe.
Deu ruim
Os líderes do Bandcamp United, sindicato dos funcionários da plataforma, acusam a Songtradr de práticas trabalhistas injustas em um novo processo aberto no último domingo (29). Em nota, eles afirmam que os oito integrantes do comitê de negociação coletiva do Bandcamp foram demitidos assim que a nova controladora assumiu a empresa.
"Houve pouca transparência por parte da Epic e da Songtradr sobre os critérios de tomada de decisão ao longo deste processo, e é difícil ver como essa decisão de contratação poderia ter sido tomada aleatoriamente", disse Rochelle Shipman, uma das participantes do comitê.
Mas é claro
Tentando impedir que os artistas façam como Taylor Swift e regravem o próprio repertório, desvalorizando as músicas originais, as principais gravadoras do mundo querem incluir clausulas impeditivas em novos contratos que colocam barreiras de até 30 anos para regravações.
"As gravadoras, é claro, vão querer fazer tudo o que puderem para resolver isso e evitar ao máximo. Mas há um limite para o que podem fazer. Os representantes dos artistas vão resistir a isso, e um certo padrão está enraizado em nossa indústria da qual não é fácil se afastar", disse Gandhar Savur, advogado de vários artistas e bandas.
As informações são da 'Billboard'.
Gostam?
Autobiografia de Geddy Lee, chamada "My Effin’ Life", será lançada no Brasil, pela editora Belas Letras, em 14 de novembro. Clique aqui para mais informações.
Quarta-feira
Em meio ao sucesso do retorno do Foo Fighters aos palcos, Dave Grohl lançou uma edição expandida de "O contador de histórias: Memórias de vida e música", disponibilizada no Brasil pela editora Intrínseca.
A nova edição inclui um ensaio em primeira pessoa sobre a filosofia de Grohl sobre criatividade e uma série de instruções para estimular os fãs e leitores a fazer o mesmo. Também traz a história de quatro músicas do Foo Fighters e a relação do cantor com elas, uma playlist e a história de como ele conheceu Paul McCartney.
Clique aqui para comprar a edição em português do livro.
Parabéns
Mick Mars entrou na justiça contra os ex-companheiros de Mötley Crüe, mas isso não o tornou inimigo de John 5, substituto dele na banda.
"Nunca detestei John, sempre gostei dele e ainda gosto. Ele é um grande amigo meu há muito tempo. Então acho que eles fizeram uma escolha muito, muito sábia", disse, em entrevista para 'Guitar World'.
Quinta-feira
"A mulher em mim", autobiografia de Britney Spears, vendeu pouco mais de 1 milhão de cópias em versões impressas, pré-vendas, e-books e audiolivros nos Estados Unidos. De acordo com a editora Gallery Books, o livro está na quarta reimpressão.
Rinha de idoso
Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss, criticou mais uma vez Paul Stanley e Gene Simmons que, segundo ele, tentaram prejudicar a carreira solo dele mais de uma vez.
"Paul e Gene tentaram destruir minha credibilidade me chamando de bêbado, viciado em drogas e alguém que não é confiável. Mas se fosse esse o caso, como fiz cinco álbuns? E tenho feito turnês constantes nos últimos dez anos ou mais. Não faz sentido", falou em entrevista para 93.5 FM MAX.
"Agora eles estão me menosprezando e dizendo que se eu aparecesse e tocasse com eles na turnê de despedida, isso prejudicaria a performance deles. Paul disse no 'The Howard Stern Show', que você poderia muito bem chamar a banda de Piss (mijo, em tradução livre) em vez de Kiss se eu subisse no palco com eles. Bem, quando esse álbum for lançado, ele vai parecer um imbecil", completou.
Concorda?
Em entrevista ao 'Hollywood Reporter', Dolly Parton defendeu o direito de trabalhar com Kid Rock em "Rockstar", novo disco de estúdio. Nos últimos anos, o cantor se apresentou como um fervoroso defendor de Donald Trump, o oposto da cantora.
"Alguém estava falando comigo outro dia: 'Como você pôde fazer essa [música] com Kid?' não significa que eu não ame Kid Rock. Só porque o amo não significa que não te amo'. Não condeno nem critico. Eu simplesmente aceito e amo", contou.
Justiça
Lizzo, através dos advogados, pediu oficialmente para a justiça encerrar o processo movido por três ex-dançarinas por assédio e más condições de trabalho. Segundo a moção apresentada, a cantora alega que tudo não passa de uma "história triste inventada" para obter dinheiro rápido. Ainda não houve resposta positiva ou negativa. As informações são da 'Rolling Stone';
Mariah Carey está sendo processada mais uma vez pelos direitos do hit "All I Want for Christmas Is You". O músico Andy Stone reabriu o processo por direitos autorais e pede US$ 20 milhões de indenização, alegando que ele escreveu a canção em 1989. Ainda não há data para uma resposta da justiça;
Uma segunda mulher acusa Steven Tyler de agressão sexual e abriu um processo contra o cantor do Aerosmith. Segundo a acusação, em 1975, o cantor a forçou a entrar em uma cabine telefônica e a tocou de maneira inapropriada durante vários minutos, e isso a fez começar com medicamentos para lidar com o trauma desde então;
Após não cumprir os termos com o advogado, Duane Keith "Keefe D" Davis, acusado por matar o rapper Tupac Shakur, foi formalmente indiciado pela justiça para responder pelo crime e pode pegar prisão perpétua. Ele se declarou inocente da acusação. As informações são da 'Associated Press'.
Negócios
Com os lucros do filme-concerto "The Eras Tour", Taylor Swift é oficialmente a mais nova bilionária do pedaço. Segundo a 'Bloomberg', a fortuna da cantora é de US$ 1,1 bilhão (pouco mais de R$ 5 bilhões). O valor inclui o catálogo musical, cinco casas, lucros das vendas dos direitos musicais para programas, filmes e séries variados, streaming e comercialização de ingressos para shows e mercadorias;
A Live Nation anunciou mais um recorde no terceiro trimestre de 2023, com aumento de 32% (US$ 8,2 bilhões) na receita com relação ao ano anterior, e 36% (US$ 16,9 bilhões) nos nove meses do ano. Para 2024, com as voltas de Bad Bunny, Bruce Springsteen e Green Day aos palcos, a previsão é aumentar ainda mais o lucro;
Dua Lipa comprou os direitos do próprio catálogo em um acordo com a TAP Music, a antiga dona, que confirmou a negociação em nota;
O acordo de Priscilla Presley e Riley Keough sobre o espólio de Lisa Marie Presley teve a chancela da justiça. Além de ser enterrada em Graceland, a ex-mulher de Elvis vai receber US$ 1 milhão, uma apólice de seguro de US$ 25 milhões, um pagamento anual de US$ 100 mil e outro de US$ 50 mil para renunciar ao cargo de administradora do fundo de Lisa Marie e deixar Keough sozinha no cargo, com os meio-irmãos entrando como coadministradores de uma pequena parte cada um.
Relançamentos
"Take This to Your Grave", primeiro álbum do Fall Out Boy, ganha uma edição para celebrar os 20 anos. Além do disco remasterizado, duas demos nunca lançadas estão no pacote. Para quem deseja algo a mais, 5 mil cópias do vinil na cor azul serão disponibilizadas;
Toda discografia da cantora Kate Bush será relançada em vinil em 1º de dezembro. Uma parte dos lucros irá para a organização de ajuda humanitária War Child;
O enorme sucesso de "Barbie" nos cinemas e nos serviços de streaming fez a empresa Vinyl Me, Please anunciar o lançamento exclusivo de duas prensagens em vinil da trilha sonora original do filme. Chamadas "Barbie The Album-VMP Designer Edition e e "Barbie the Album-VMP Kendom Edition", as edições serão vendidas por US$ 160 (pouco menos de R$ 800) cada. Ambas vêm em edição deluxe cheias de mimos para os fãs. A pré-venda já começou e os envios acontecem a partir de março. Clique aqui para mais informações;
Em 5 de janeiro de 2024, o Paramore relança "Paramore", que comemorou dez anos em abril, em vinil em quatro cores diferentes e com uma nova capa - o baixista Jeremy Davis foi retirado após processar a banda por falta de pagamento adequado em 2015.
Turnês e festivais
Fatboy Slim confirmou oito apresentações na Irlanda e no Reino Unido para junho, julho e agosto como parte da 'Loves Summer Tour'. São as únicas datas até o momento;
O Echo & The Bunnymen também começa a nova turnê, chamada 'The Very Best Of', no Reino Unido a partir de março. São 13 datas ao todo;
De surpresa, Killers anunciou show para 30 de novembro, em São Paulo, no Tokio Marine Hall, dois dias antes da apresentação no Primavera Sound. Clique aqui para mais informações;
Beck toca no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro, no Vivo Rio. O cantor é uma das atrações do Primavera Sound;
O Creed toca em 40 cidades nos Estados Unidos na primeira turnê no país em 12 anos. O início está marcado pata 17 de julho;
O Interpol retorna ao Brasil, nos dias 5 e 7 de junho, no Rio de Janeiro e São Paulo, para tocar os dois primeiros álbuns na íntegra. Clique aqui para mais informações;
Bearded Theory confirmou Jane’s Addiction, Future Islands, Sleaford Mods e Dinosaur Jr. como algumas das atrações. O festival acontece de 23 a 26 de maio;
No dia 19, acontece a nova edição do Balaclava Fest com Unknown Mortal Orchestra, American Football e Whitney como atrações principais. Clique aqui para mais informações;
Billy Joel marcou o último show da residência de dez anos no Madison Square Garden: será em 25 de julho. No mesmo dia, ele completa 150 apresentações no local;
O Screaming Females cancelou todos os shows até o final do ano devido a uma "emergência familiar". Mais detalhes não foram informados;
Com disco novo programado, o Green Day não perdeu tempo e já marcou as datas de uma longa turnê para 2024 para celebrar os 30 anos de "Dookie" e os 20 anos de "American Idiot". Nos Estados Unidos, Smashing Pumpkins, Rancid e Linda Lindas se revezam como atrações de abertura, enquanto na Europa, Nothing but Thieves, The Hives, Donots, Interrupters e Maid of Ace cumprem esse papel.
Na agenda
1º de dezembro: "Handplay EP", do DJ Haram;
2024
23 de fevereiro: "The Other Side of Mars", disco de estreia de Mick Mars, ex-guitarrista do Mötley Crüe; "Loss of Life", do MGMT.
Lançamentos
bar italia
Lol Tolhurst x Budgie x Jacknife Lee
Damien Jurado
Snail Mail
Hotline TNT
Marnie Stern
Jockstrap
Van Morrison
Jung Kook
Laura Veirs
Tkay Maidza
Ian Sweet
Matmos
Amor Muere
Actress
Empty Country
William Eggleston
Kevin Drew (Broken Social Scene)
U.S. Girls
The Alchemist
Kevin Abstract
Silent Planet
Green Lung
There Will Be Fireworks
James And The Shame
Jimmy Buffett
Jason Aldean
Drop Nineteens
The Fusion Syndicate
Hilary Woods
Angra
Bruno Bruni
Bob Marley & the Wailers [Catch a Fire: 50th Anniversary Deluxe Edition]
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!