Há quase 20 anos, eu tive uma verdadeira escolha difícil: um aparelho MP3 de 256 megas ou a camisa da França com nome Zidane e o número 10. Após vários dias pensando, escolhi o MP3.
Para quem é jovem ou não se lembra, o aparelho MP3 foi uma verdadeira febre na primeira década dos anos 2000. Em um tempo sem streaming, comprar o CD (risos) ou baixar a música no eMule ou no Kazaa eram as únicas soluções para ter os lançamentos do momento.
Possuir um desses pela primeira vez era mágico e era ótimo ter tantas músicas em um aparelho tão pequeno e tão simples. Era difícil, quase impossível, escolher o que deixar lá para ouvir. Mas precisava decidir. E rápido.
Desde o momento em que meu pai decidiu ter um comércio, as viagens em família praticamente acabaram. E minha mãe sempre gostou de voltar à terra natal para visitar os pais dela, meus avós, ver os parentes e essas coisas. E eu sempre ia, como uma espécie de fiel escudeiro. E, dessa vez, com meu próprio aparelho MP3. Eu tinha colocado os três discos dos Strokes: "Is This It", de 2001, "Room on Fire", de 2003, e "First Impressions of Earth", de 2005, o mais recente naquele momento. Era um jovem de 17 anos, quase 18, feliz por ter a discografia da banda na palma de uma mão.
O problema é que, na correria da viagem, esqueci de colocar mais músicas.
Resultado: foram 30 dias ouvindo Strokes todos os dias.
Lembrei disso porque, recentemente, coloquei para ouvir os dois primeiros álbuns da banda e foi impossível não lembrar desses dias curtos de férias ouvindo "Last Nite" e dividindo o fone de ouvido com primos que não converso há mais de uma década.
Eram tempos mais simples e deliciosos que valorizo bem mais hoje.
Notícias da semana
Segunda-feira
As últimas semanas foram tomadas por especulações sobre uma parceria entre Britney Spears e Elton John. E tudo foi confirmado.
"Hold Me Closer", primeira música inédita da cantora em seis anos, marca o recomeço da carreira após o final da tutela no ano passado.
Segundo o 'Page Six', a canção é um remix de "Tiny Dancer" e foi ideia de Elton John. Recentemente, o cantor vem gravando parcerias com diversos artistas e até lançou um álbum, "The Lockdown Sessions", recheado de convidados.
A música foi lançada oficialmente hoje (26).
RIP
Jerry Allison, baterista e compositor de Buddy Holly and the Crickets, morreu aos 82 anos.
Ele coescreveu canções marcantes da história dos primórdios do rock, como "Peggy Sue" e "That’ll Be the Day". A causa da morte não foi divulgada.
Vão assistir?
"O Diabo em Ohio", filme da Netflix programado para 2 de setembro, confirmou Will Bates como compositor da trilha sonora original.
Uma psiquiatra abriga uma jovem que está fugindo de um culto misterioso, sem nem perceber que esse gesto pode colocar a própria família em risco.
Emily Deschanel, Sam Jaeger, Gerardo Celasco, Xaria Dotson, Madeleine Arthur, Alisha Newton e Naomi Tan estão no elenco.
Terça-feira
Não, obrigado
Em entrevista para 'Classic Rock', Ozzy Osbourne revelou que Eric Clapton tentou mudar o trecho da letra de "One of These Days" que diz "One of those days that I don't believe in Jesus" ("Um daqueles dias que eu não acredito em Jesus" em tradução literal) para evitar qualquer polêmica.
"Não é uma música anti-religiosa. É sobre aqueles dias em que tudo dá errado, e você fica louco tentando consertar tudo", explicou.
Ele ainda contou que, no estúdio, eles tentaram novas alternativas, mas nenhuma agradou por, segundo Ozzy, não transmitir a mensagem da maneira correta.
"Patient Number 9", novo disco, será lançado em 9 de setembro.
Oi?
"Bring Me to Life", do Evanescence, liderou a lista de singles mais vendidos do iTunes na última semana e ninguém entendeu nada.
A banda celebrou o fato nas redes sociais, enquanto o mistério continua. A canção celebra 20 anos do lançamento em 2023.
Parceria
"Empire of Light", novo filme escrito e dirigido por Sam Mendes, terá Trent Reznor e Atticus Ross na trilha sonora original. Recentemente a dupla, vencedora do Oscar pelos temas da animação "Soul", disponível no Disney+.
O filme se passa em uma cidade litorânea inglesa no início dos anos 1980 e conta uma história sobre uma amizade e o amor pelo cinema.
Com Olivia Colman, Micheal Ward, Colin Firth, Toby Jones, Tom Brooke, Tanya Moodie e Crystal Clarke no elenco, a estreia nos Estados Unidos acontece em 9 de dezembro.
Quarta-feira
Ótimo
"The Car" é o título do novo álbum do Arctic Monkeys, o primeiro desde "Tranquility Base Hotel & Casino", de 2018. O lançamento está marcado para 21 de outubro.
Vale ler!
"Re-Sisters: The Lives and Recordings of Delia Derbyshire, Margery Kempe and Cosey Fanni Tutti" é o nome do novo livro da artista experimental Cosey Fanni Tutti.
O trabalho, lançado no Reino Unido em outubro, chega nos Estados Unidos até o final do ano e traz a história da conexão musical entre três artistas de tempos diferentes, mas igualmente apaixonadas por música e pelas artes.
Quinta-feira
Para alegria dos fãs de metal na América do Sul, o Knotfest, festival organizado pelo Slipknot, anunciou as atrações em quatro países: Argentina, Brasil, Colômbia e Chile em dezembro. Slipknot, Pantera e Judas Priest são os principais shows.
As apresentações começam em Bogotá (9), passam por Santiago (11) e São Paulo (18). Em Buenos Aires não haverá festival, mas um Roadshow nos dias 8 e 13 - com Slipknot e Judas Priest, respectivamente.
Clique aqui para ver os pôsteres.
Bom demais
O documentário "Moonage Daydream", de Brett Morgen, trará versões inéditas de canções famosas na trilha sonora.
A notícia foi dada no anúncio da data do lançamento da trilha sonora em CD e digital: 18 de novembro. Haverá uma versão em vinil para 2023, porém sem data confirmada.
Se for igual ao show...
"Sonic Symbolism" é o nome do podcast comandado pela cantora Björk, o escritor Oddný Eir e o musicólogo Ásmundur Jónsson para falar sobre a discografia da cantora.
Os três primeiros episódios, chamados "Debut", "Post", "Homogenic", serão lançados em 1º de setembro, e o último em 13 de outubro. Os outros serão lançados semanalmente às terças-feiras.
Lançamentos
Twice
CIX
Leo (VIXX)
DKB
Mark Tuan (GOT7)
Julia Jacklin
Ezra Furman
Stella Donnelly
Kaitlyn Aurelia Smith
Muse
Marcus King
Laufey
William Orbit
Kikagaku Moyo
Diamanda Galás
Kramer
Quelle Chris
Pantha Du Prince
Diamanda Galás
Marina Sena
Mdou Moctar
4s4ki
Teen Suicide
Tedeschi Trucks Band
Pembroke College Girls' Choir & Anna Lapwood
Philip Glass: Symphony No. 12 "Lodger"
Regina Spektor [Papa's Bootlegs: Live in New York]
Lou Reed [Words & Music, May 1965]
Blondie [Against the Odds 1974-1982]
Bridget St. John [From There/To Here: UK/US Recordings 1974-1982]
Podcast
O retorno do podcast traz a história do primeiro álbum de estreia do Rage Against the Machine, que completa 30 anos em novembro.
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
É isso. Bom final de semana a todos!