Resenha: The Other One - The Long Strange Trip of Bob Weir
Aviso aos assinantes: amanhã tem edição extra com um texto sobre “The Beatles: Get Back”, série documental disponível no Disney+ e dirigida por Peter Jackson.
Existiram poucas bandas no mundo em que os fãs foram tão devotos até o último momento. Uma dessas foi o Grateful Dead, formado por Jerry Garcia, Bob Weir, Ron "Pigpen" McKernan, Phil Lesh e Bill Kreutzmann, que durou até a morte da Garcia, em 1995, aos 53 anos.
Uma maneira de celebrar a banda é contar a história de um dos integrantes. E ninguém melhor do que o vocalista e guitarrista Bob Weir para ser esse personagem. Em "The Other One - The Long Strange Trip of Bob Weir", ele conta a própria história e mostra como ser um integrante da banda era, como na maioria dos trabalhos, um equilíbrio entre satisfação e frustração.
Dirigido por Mike Fleiss, o longa tem uma estrutura bem simples e conta a história de Weir em ordem cronológica. Sabemos que ele é adotado por uma família com poucos dias de vida, sabemos ainda nos primeiros minutos que abandonou a escola e foi expulso de casa por querer viver de música. Claro que o grande momento, aquele divisor de águas, é quando ele conhece Jerry Garcia e tudo muda.
Garcia vira um irmão mais velho e o Grateful Dead a família que ele nunca teve. O apoio, o uso de drogas, as mulheres, os shows, o desenvolvimento como músico e pessoa, tudo isso acontece quando Weir encontra Garcia. Misturando os momentos engraçados e curiosos com o drama do uso de drogas por Garcia à medida que o sucesso aumenta, o músico conta com apoio de companheiros, parentes e pessoas do convívio para contar a própria vida, entrelaçada com a banda, é claro. Afinal, ele é parte fundamental da longa história Grateful Dead.
A morte de Garcia chocou e, até hoje, é motivo de lágrimas e emoção por parte de Weir. A perda é dramática, mas ele escolheu seguir. E fez muito bem, porque o destino reservou coisas maravilhosas, pessoal e musicalmente falando. Coisas que muita gente busca e não tem ao longo da vida.
"The Other One - The Long Strange Trip of Bob Weir" faz do músico um personagem fundamental da música dos Estados Unidos em uma extensa carreira. No final, Weir viveu intensamente e colheu os frutos de tudo isso ao ser celebrado como um dos mais talentosos daquela geração surgida no final dos anos 1960.
Avaliação: muito bom
Para comprar na Amazon*:
Notícias da semana
Segunda-feira
Boa... Talvez... Eu acho??
Ex-Tonight Show, Jay Leno foi escalado para fazer o papel do apresentador Ed Sullivan na cinebiografia de Brian Epstein, empresário dos Beatles, chamada "Midas Man".
O filme ainda não tem data de lançamento anunciada. Jacob Fortune-Lloyd, Emily Watson, Eddie Marsan, Lukas Gage, Rosie Day e Bill Milner também estão no elenco.
Alguém me leva?
O festival All Points East anunciou que a edição de 2022 será realizado nos dias 19 e 20 e de 25 a 28 de agosto.
Gorillaz, IDLES, The Chemical Brothers, Kraftwerk, The National, King Gizzard & The Lizard Wizard e Nick Cave And The Bad Seeds são algumas das atrações principais.
Ufa!
Omar Souleyman foi solto após passar 48 horas detido pela polícia turca ao ser acusado de, supostamente, fazer propaganda terrorista pró Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecido pela sigla PKK.
Em entrevista para a 'Reuters', o empresário do músico negou todas as acusações.
Arrebentou a boca do balão
Taylor Swift anda quebrando mais recordes do que o Michael Phelps nos Jogos Olímpicos.
"Red (Taylor’s Version)" é o décimo álbum da carreira da cantora a chegar ao número 1 da parada nos Estados Unidos; é a primeira cantora a ter três singles em dois rankings diferentes; quebrou o recorde de venda de vinis que era dela mesma com "Evermore"; e "All to Well", com dez minutos, é a canção de maior duração a atingir o primeiro lugar.
RIP
Mick Rock, o fotógrafo que melhor registrou os anos 1970 no rock, morreu na última sexta-feira (19) aos 72 anos.
Ele foi responsável por capas históricas de discos de David Bowie, Queen, Blondie, Iggy Pop, Syd Barrett e outros.
Nota do editor: recomendo muito o documentário "SHOT! The Psycho-Spiritual Mantra of Rock" em que Mick Rock conta as histórias dos principais trabalhos da carreira dele.
Terça-feira
Olha aí...
"Alpha Games" é o título do novo disco de estúdio do Bloc Party, o primeiro desde "Hymns", lançado em 2016.
O trabalho será lançado em 29 de abril.
Incrível
"30", novo álbum de Adele, quebrou o recorde de Taylor Swift de disco mais vendido do ano. Foram mais de 500 mil cópias do trabalho da cantora comprados entre os dias 19 e 21.
Eita!
De surpresa, o festival MITA (acrônimo de Music Is the Answer) foi anunciado. O evento acontece nos dias 14 e 15/5 no Spark Arena, na Vila Leopoldina, e nos dias 21 e 22/5, no Jockey Club, no Rio de Janeiro.
Gorillaz, The Kooks, Rüfüs Du Sol e Two Door Cinema Club são as atrações internacionais do evento. Os ingressos começam a ser vendidos amanhã (24) para clientes AME.
Clique aqui para mais informações.
Correção
Presente no novo disco solo de Lindsey Buckingham, "Swan Song" teve o crédito corrigido nesta terça-feira (23). Segundo o guitarrista, a canção é muito parecida com "Mind’s Eye", composta por Jordon Zadorozny, do Blinker The Star, e de Brad Laner, do Medicine.
Buckingham trabalhou com a dupla em 2000 e produziu uma demo nunca utilizada por eles. Guardada por ele, a faixa acabou sendo aproveitada no trabalho lançado no segundo semestre.
"Quando esse uso não intencional e inadvertido foi levado a Lindsey, ele rapidamente percebeu o erro e uma resolução amigável foi feita por todas as partes", disse a empresa que gerencia a carreira de Buckingham, em nota.
Quarta-feira
Parabéns... Eu acho
"Blinding Lights", de The Weeknd, é o novo número 1 da Billboard's Greatest of All Time Hot 100 Songs.
A canção ultrapassou "The Twist", do cantor Chubby Checker, líder desde a criação do ranking em 2008.
A metodologia da Billboard é baseada no desempenho histórico no Hot 100 desde a primeira edição, em 4 de agosto de 1958, até 6 de novembro deste ano.
Quinta-feira
Deu ruim
A turnê de Ozzy Osborne com o Judas Priest foi oficialmente adiada para 2023.
"Devido à incerteza contínua dos eventos e da logística de viagens em grande parte da Europa, chegamos à difícil decisão de adiar minha turnê de 2022 para 2023. Os ingressos originais permanecem válidos para as novas datas. Quero agradecer a todos vocês e ao Judas Priest pela paciência e apoio", disse o cantor, em nota.
Para frente
Aliás, o grupo liderado por Rob Halford também postergou as datas dos shows comemorativos dos 50 anos.
O guitarrista Richie Faulkner passou por uma cirurgia séria no coração, então a primeira data passa a ser 7 de março, em Utah, nos Estados Unidos. A previsão é terminar no Canadá, em 13 de abril.
Melhoras!
O cantor Bryan Adams está com COVID-19 pela segunda vez neste mês. O resultado positivo foi revelado em um teste em Milão, na Itália, onde ele participaria de um evento.
"Aqui estou, acabei de chegar a Milão e testei positivo pela segunda vez em um mês para o COVID. Então, para mim, vou para o hospital", contou ele, no Instagram.
O cantor lança "Happy It Hurts", 15º álbum de estúdio, em 22 de março.
Que pena
A partir deste sábado (27), uma nova onda de restrições começa na Alemanha para tentar conter o aumento do número de casos de COVID-19 no país.
Todos os lugares fechados, incluindo casas de shows e boates, devem funcionar com apenas 50% da capacidade total e todos, público, funcionários e contratados, são obrigados a apresentar um teste negativo para entrar no local. Com a medida, vários eventos foram cancelados ou adiados.
As restrições devem durar até 19 de dezembro, quando uma nova reunião entre governo e autoridades de saúde definem se o prazo será estendido ou não.
Discos para história
É "Jessico", do Babasónicos, que completou 20 anos nesse ano.
Lançamentos da semana
The Flaming Lips / Nell Smith
Circle / Richard Dawson
Alex Malheiros
The KVB
Julie Doiron
Fine Place
David Bowie [Brilliant Adventure 1992-2001]
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
*em cada compra finalizada, eu ganho uma pequena comissão que não afeta o valor final e ainda ajuda a manter toda estrutura do site, podcast e newsletter.
É isso. Bom final de semana a todos!