Leonard Cohen (1934-2016) já seria um artista fascinante se tivesse ficado apenas na literatura. Consagrado com diversos prêmios e homenagens ao longo dos anos, ele viu na escrita uma forma de falar sobre diversos assuntos — principalmente da própria vida. Mas ele foi além ao também virar um dos compositores mais aclamados dos últimos 60 anos.
Em "I'm Your Man - A Vida de Leonard Cohen", lançado no Brasil pela editora Best Seller e traduzido por Patrícia Azeredo, a escritora Sylvie Simmons traz ao público uma biografia impressionante de um personagem complexo e, diferente do que qualquer poderia imaginar, doce e atencioso com as pessoas mais próximas.
Em ordem cronológica e feita enquanto Cohen ainda estava vivo, Simmons contou com o apoio pessoal do compositor para o projeto e teve acesso a cartas, fotos, rascunhos de letras e poemas, e tudo mais que ele pôde oferecer para ajudá-la. E, claro, diversos amigos e especialistas da música e da literatura, parentes, namoradas e os filhos e deram depoimentos e a ajudaram a construir esse livro fabuloso. Além disso, o trabalho de pesquisa é de cair o queixo.
As quase 500 páginas passam voando e, caso você seja um leitor voraz, é possível terminar a leitura rapidamente. Comigo, demorei alguns dias para ler por um motivo muito simples: não queria acabar. E faltou muito pouco para reiniciar a leitura assim que terminei.
Da origem judia dos pais, passando por momentos marcantes da infância e da juventude, a construção da personalidade e o ótimo gosto para ternos é o primeiro passo para conhecermos melhor Cohen. Os livros, os prêmios e a viagem para Hidra, na Grécia, preenchem praticamente um terço do livro e, sinceramente, é a melhor parte, fundamental para entender quem ele seria nos anos seguintes.
A maior parte do trabalho é do período musical, quando a depressão e o zelo pelo próprio trabalho atrapalharam uma produção em massa de canções e livros. E Simmons aborda com maestria o interesse dele em religião, culminado em uma aposentadoria precoce para morar em uma comunidade de estudantes de budismo comandada pelo monge que viraria o melhor amigo o cantor até 2014, quando morreu aos 107 anos. O período difícil, quando descobriu o roubo do dinheiro guardado para a aposentadoria, é explicado com muitos detalhes e é possível entender a necessidade do retorno dele aos palcos.
O livro termina no período do sucesso de "Old Ideas", de 2012, quando ele havia recebido diversas homenagens e feito turnês históricas e lotadas por pais e filhos, em uma experiência única para quem esteve lá e pôde vê-lo em ação em apresentações de quase ou com mais de três horas de duração.
"I'm Your Man - A Vida de Leonard Cohen" é recomendado não apenas para quem é fã ou ama música, mas também para quem gosta de bom jornalismo e como achar o tom certo para contar a história de um homem simples e complexo ao mesmo tempo. Sylvie Simmons faz um ótimo trabalho e agora é torcer para mais livros dela serem editados no Brasil.
Para comprar na Amazon*:
Notícias da semana
Segunda-feira
Ótima notícia
O músico Gustavo Santaolalla foi anunciado como compositor de "The House", nova série da Netflix.
A animação em stop-motion é sobre uma família que fica presa em uma casa misteriosa em épocas diferentes. Mia Goth, Jarvis Cocker e Helena Bonham Carter estão no elenco. Estreia dia 14.
Bom, bom
Conhecido pelas trilhas da série "Game of Thrones" e do filme "Eternos", Ramin Djawadi será o responsável pelos temas de "Uncharted", filme baseado no jogo de mesmo nome.
Com Tom Holland, Mark Wahlberg, Sophia Ali, Tati Gabrielle e Antonio Banderas no elenco, longa estreia em 18 de fevereiro nos cinemas.
Alô, In-Edit Brasil!
Wendy Dio, viúva de Ronnie James Dio, confirmou que o documentário sobre o vocalista será lançado ainda neste ano.
"Eu vi o primeiro corte [do documentário]. Foi muito emocionante", contou ela ao jornalista Lucas Gordon.
Ainda segundo Wendy, a gravadora BMG financiou o projeto, que conta com entrevistas de Rob Halford, Jack Black, Lita Ford, o autor da biografia de Dio Mick Wall, Eddie Trunk e outros.
Ainda não há data de lançamento confirmada.
Terça-feira
Próximo!
O processo que Spencer Elden movia contra o espólio do Nirvana por conta da capa de "Nevermind" foi arquivado pelo juiz do caso.
Os advogados de Elden tinham até 30 de dezembro para seguir com a ação, mas perderam o prazo.
As informações são da 'Pitchfork'.
Prontos?
A dupla Geoff Barrow e Ben Salisbury será a responsável pelos temas originais da série "Archive 81", adaptação do podcast de mesmo nome. A estreia está marcada para o dia 14.
Interessante
Adele e Ed Sheeran lideraram as paradas no Reino Unido, mas o público buscou conforto em álbuns e músicas antigas. Esse é o resultado do estudo divulgado pelo BPI (Indústria Fonográfica Britânica, em tradução livre).
Artistas como Queen, Fleetwood Mac e Elton John viram o número de vendas de discos físicos, principalmente coletâneas, subir bastante em 2021.
O consumo de música no Reino Unido aumentou 2,5% em 2021, com 159 milhões de álbuns executados ou comprados em todos os formatos.
O streaming foi responsável por 83% do consumo total de música no Reino Unido no ano passado, em 147 bilhões de execuções, um aumento de 5,7% em relação aos 139 bilhões de 2020.
Quarta-feira
Quero ver
O último show dos Beatles, realizado na laje da Apple Corps em 30 de janeiro de 1969, será exibido nos cinemas em IMAX no final do mês para celebrar os 53 anos da data especial.
A apresentação será retirada de "The Beatles: Get Back", série-documental dirigida por Peter Jackson e disponível no Disney+.
"Estou emocionado que o show retirado de 'Beatles: Get Back' será visto em IMAX. É o último show dos Beatles, e é a maneira absolutamente perfeita de ver e ouvir", disse o diretor em comunicado.
Após a estreia, o show será disponibilizado de 11 a 13 de fevereiro em todo mundo.
Parece boa
Saiu novo trailer de "Pam & Tommy", série sobre o relacionamento de Pamela Anderson e Tommy Lee. Estreia no Star+, serviço de streaming da Disney, em fevereiro.
Clique aqui para assistir.
Vai rolar?
O Forecastle anunciou Tame Impala, Tyler, The Creator e Jack Harlow como atrações do festival deste ano, agendado para acontecer de 27 a 29 de maio.
Clique aqui para ver o pôster.
Quinta-feira
Seguindo
O segundo filme de Olivia Wilde como diretora terá um compositor de peso: John Powell estará em "Don’t Worry Darling".
O estrelado elenco conta com Florence Pugh, Harry Styles, Chris Pine, KiKi Layne, Gemma Chan, Chris Pine, Nick Kroll e a própria Wilde. A Warner agendou a estreia para 23 de setembro.
Que pena
Após o baterista Bill Kreutzmann deixar a turnê do Dead and Company no México por recomendação médica, outro integrante deixou a banda.
O guitarrista e vocalista John Mayer testou positivo para COVID-19 e precisou abandonar os shows do Playing in the Sand.
"Viemos aqui para nos divertir. Infelizmente, alguns de nossos irmãos não podem ir, mas teremos muita diversão é o que teremos", disse o guitarrista Bob Weir, em nota.
Vai dar pano para manga
Grupos de pessoas em vários estados nos Estados Unidos abriram processo contra a Live Nation Entertainment, dona da Live Nation e da Ticketmaster, por "práticas de vendas predatórias".
O processo argumenta que a Live Nation e a Ticketmaster, unidas em uma só empresa há mais de uma década, tem força para intimidar locais de venda de ingressos a usar exclusivamente os serviços oferecidos por eles e ainda usam do "medo de retaliação em shows e eventos futuros".
O documento também alega ver um "esquema anticompetitivo extremamente bem-sucedido que ameaça colocar quase todos os serviços de bilheteria das principais salas de shows nos EUA sob controle monopolista da Ticketmaster".
É o segundo processo do tipo aberto contra a empresa em menos de dois anos. Com recurso ainda aberto, o resultado da primeira ação não foi divulgado pela justiça.
As informações são da 'Billboard' e 'NME'.
Lançamentos da semana
Twin Atlantic
The Weeknd
Spector
Since Graze
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
*em cada compra finalizada, eu ganho uma pequena comissão que não afeta o valor final e ainda ajuda a manter toda estrutura do site, podcast e newsletter.
É isso. Bom final de semana a todos!