Resenha: Alta Fidelidade (a série)
Adaptar um livro para um formato audiovisual demanda muito trabalho dos roteiristas e diretores que, invariavelmente, serão criticados por fãs por cortar isso, aquilo ou aquilo outro. Mas adaptar para série um filme de sucesso que já era uma adaptação de um livro parece ser uma tarefa ainda mais ingrata. Ainda bem que a série derivada de "Alta Fidelidade" não decepciona.
Recentemente, revi a adaptação de "Alta Fidelidade" para o cinema e estava receoso sobre como seria o seriado e como fariam para modernizar a história a ponto de deixá-la atrativa para uma nova geração de pessoas e para os fãs do filme e do livro. Muita coisa poderia dar errado. Que bom que não deu.
Claro que a famosa lista de piores términos é o ponto central da série. A partir disso, Rob Brooks segue uma jornada de reflexão sobre a própria vida, amores e dessabores. Escalada para interpretar Rob, Zöe Kravitz entrega uma personagem intensa para falar de música, insegura para viver a própria vida e cheia de enormes qualidades e defeitos que a levam a fazer besteiras que machucam os outros e a ela mesma ao longo de dez episódios.
Assim como Rob Gordon no filme, é muito difícil não se identificar com Rob na série. Quem não bebeu e fez alguma cagada histórica que nem outro porre consegue fazer esquecer? Ou quem se decepcionou tanto com alguém ao ponto de querer arrancar o próprio coração? Por ser mais longa, a Rob de Zöe Kravitz usa tudo isso para dialogar com quem está assistindo, transformando essa relação em algo ainda mais profundo do que no filme. Tudo isso pontuado por um elenco de apoio de primeira, que ganha um representante de peso no oitavo episódio. Afinal, não é apenas Rob quem sofre.
O final aberto, pronto para uma segunda temporada, é uma injustiça para fãs e quem gostou da série. Após terminar de ver, me juntei imediatamente ao coro dos órfãos de "Alta Fidelidade". Há espaço para mais uma temporada, pelo menos. Agora é ficar na torcida para a Disney atender aos fãs e dar a Rob um final — feliz ou não.
Avaliação: muito bom
Para comprar na Amazon*:
Notícias da semana
Terça-feira
Parece bom
O U2 anunciou um box para comemorar os 30 anos de lançamento de "Achtung Baby". O trabalho será lançado dia 19 no formato físico e em 3 de dezembro no digital.
Além do disco remasterizado, serão 50 faixas disponibilizadas, incluindo lados B e canções não lançadas.
Corra!
Uma nova leva de ingressos para as apresentações deste final de semana do Ratos de Porão foi disponibilizada.
A banda toca um álbum histórico por noite, do primeiro, "Crucificados pelo Sistema" até "Anarkophobia", o quinto. Além disso, cada apresentação ganhará um documentário.
Clique aqui para mais informações.
No aguardo da estreia
"Anonymous Club" é o nome do documentário estrelado por Courtney Barnett que teve o trailer divulgado hoje.
O longa cobre os três anos e chega até a gravação de "Tell Me How You Really Feel", de 2018.
Clique aqui para assistir.
Quarta-feira
Problema
O cantor sírio Omar Souleyman foi preso na cidade de Urfa, na Turquia, onde mora, acusado de integrar "uma organização terrorista". As informações são do site 'Kronos'.
Segundo o jornalista Jake Hanrahan, Souleyman foi preso por supostamente fazer parte do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, conhecido pela sigla PKK.
O PKK é listado por diversos países como uma organização terrorista internacional, incluindo a Turquia, que não deseja ver a independência de parte do seu território para criação do Curdistão. Por isso, os dois lados estão em guerra declarada há alguns anos.
Atualização: o músico foi solto hoje (19).
Acordo
O governo espanhol cancelou a exigência de visto para músicos do Reino Unido e equipe para turnês com menos de 90 dias de duração, segundo o site do jornal 'The Guardian'.
O acordo entre os governos foi concluída após meses de negociações. A Espanha era o único país a exigir visto para todos os integrantes, enquanto o governo britânico alegava que "barreiras burocráticas e caras ameaçavam o fluxo de talentos da indústria".
Jamie Njoku-Goodwin, executivo-chefe da UK Music, que representa os músicos britânicos, celebrou o acordo, mas lembrou que a luta segue.
"Continuaremos a pressionar os governos aqui e da União Europeia para remover todas as restrições burocráticas e caras que continuam em vigor. É vital para nossa economia que músicos e equipe possam viajar livremente, aumentar sua base de fãs e compartilhar o melhor da música britânica na Europa e no resto do mundo", falou.
Quinta-feira
Isso mesmo
A poucos dias do lançamento da série-documental "The Beatles: Get Back", no Disney+, já começam a aparecer os primeiros depoimentos de artistas presentes no trabalho de Peter Jackson.
O primeiro deles é Noel Gallagher que, no vídeo divulgado, falou ser constrangedor para ele quando o Oasis era comparado com os Beatles.
"Quando o Oasis começou, éramos tão grandes e comparados a eles em tamanho e musicalmente. É constrangedor porque não éramos tão bons", contou.
"Eles influenciaram todo mundo, que influenciou mais e mais gente. Não conheço um único cara tocando guitarra ou escrevendo canções que não citariam os Beatles como uma influência", finalizou.
E aí, gostaram?
O Hulu divulgou o primeiro trailer da série "Pam & Tommy", sobre o tumultuado casamento de Tommy Lee, baterista do Mötley Crüe, e a atriz Pamela Anderson.
No Brasil, a série será lançada pelo Star+, mas ainda não tem data.
Clique aqui para assistir.
Excelente
A notícia que Jonah Hill interpretará Jerry Garcia em uma cinebiografia sobre a banda Grateful Dead já seria ótima por si só, mas a grande notícia é quem vai dirigir o filme: Martin Scorsese.
Sim, um dia após celebrar 79 anos, quem ganhou o presente foi o público.
Ainda sem nome e data, o trabalho será lançado no Apple TV+.
Só melhora
Segundo a 'Variety', o diretor Brett Morgen está na fase final de produção de um documentário sobre David Bowie.
A publicação informa que o trabalho será "uma experiência cinematográfica envolvente construída, em parte, por milhares de horas de material nunca visto".
Tony Visconti, produtor de alguns dos álbuns mais famosos de Bowie, está trabalhando como produtor musical e o espólio está colaborando, mas sem dar o peso de cinebiografia oficial.
Ainda não há data de lançamento.
Discos para história
"Pelusón of milk", décimo álbum de estúdio de Luis Alberto Spinetta, um dos nomes mais importantes da história do rock argentino.
Lançamentos da semana
Adele
Elbow
Converge & Chelsea Wolfe
Cleo Sol
Ladyhawke
Willie Nelson
The Darkness
Ovlov
Ben LaMar Gay
Swallow The Sun
Deap Vally
Body/Head & Aaron Dilloway
Makaya McCraven
Robert Plant & Alison Krauss
James Blunt [The Stars Beneath Mt Feet - 2004–2021]
Kiss [Destroyer: 45th Anniversary Edition]
Bruce Springsteen [The Legendary 1979 No Nukes Concerts]
Leia Também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
*em cada compra finalizada, eu ganho uma pequena comissão que não afeta o valor final e ainda ajuda a manter toda estrutura do site, podcast e newsletter.
É isso. Bom final de semana a todos!