Um dia desses, passando pelo TikTok, essa ótima rede social de vídeos, caso você consiga calibrar o algoritmo para fugir do fascismo, apareceu um perfil com imagens da finada MTV Brasil. Para quem é jovem, eram as pessoas do canal 32 no UHF que ditavam tendências e mostravam para os adolescentes da época as novidades desse mundão enorme. Ao ver vários em sequência, me peguei pensando: qual era a minha MTV?
Por anos e anos, ouvi como Gastão Moreira, do ótimo Kazagastão no YouTube, Fábio Massari, Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Zeca Camargo e toda essa primeira geração havia feito a cabeça de muita gente. Mas essa não foi a minha MTV. Na casa dos meus pais, na periferia da Zona Sul de São Paulo, qualquer canal depois do 13, a Bandeirantes na época, era quase impossível pegar por falta de sinal - sim, antigamente precisava de sinal para TV não ficar toda chuviscada, e fiquei muitas horas mexendo em uma antena Piramide para conseguir assistir alguma coisa. Digital? Não me faça rir. A vida é muito fácil atualmente.
Por algum milagre tecnológico que veio diretamente dos céus e atendendo aos meus pedidos mais profundos, porque todo mundo da minha sala no longínquo ano 2001 assistia a MTV Brasil em casa e eu não (só conseguia ver na casa de amigos), um dia começou a funcionar do nada. Foi nesse ano que o meu canal nasceu e seria um dos meus grandes companheiros de aventura até morrer de vez em 2013. Então, meio que sou filho da segunda geração se firmando de vez na TV. Assisti muito ao Disk MTV com a Sarah Oliveira, e vocês não têm ideia do choque quando ela começou a me seguir no finado Twitter.
Vi os anos finais do Edgard Piccoli, as idas e vindas de Luiz Thunderbird, os programas icônicos de João Gordo até ele sair, a Megaliga MTV de VJs Paladinos, o sucesso de Marcos Mion nas duas passagens, as dicas de cinema de Marina Person, o Ponto Pê com a Penélope Nova, a passagem de bastão da Sarah para Carla Lamarca no Disk, a dupla dinâmica formada por Rafa Losso e Léo Madeira e tive minha vida musical mudada em definitivo com o Goo, apresentado pela Gaía Passarelli, quando descobri definitivamente que não era a única pessoa com bom gosto musical no Brasil e ainda havia espaço para descobrir coisas novas. E, claro, quando os programas de comédia começaram a dominar a grade.
A MTV Brasil foi fruto de uma época e, honestamente, o fim dela chegou com tristeza e uma ponta de alívio. Nada seria mais como antes e ninguém terá mais aquela liberdade de fazer as coisas daquele jeito. Hoje tudo é pasteurizado, sem personalidade e todos esses ditos influenciadores são praticamente iguais no chamado “conteúdo” (e no rosto também), com todo mundo buscando ser a próxima Kim Kardashian. Mas é muito difícil não me pegar pensando na minha MTV e como aquelas pessoas, que não têm a menor ideia da minha existência, moldaram meu caráter musical para sempre. Sem eles, talvez essa newsletter não existiria.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente, porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Notícias da semana
Terça-feira
Enquanto Billy McFarland segue afirmando que a segunda edição do Fyre Festival acontecerá entre 25 e 28 de abril, em Isla Mujeres, no México, Edgar Gasca, representante do Turismo local, afirma não saber do evento. “Não temos conhecimento deste evento, nem contato com qualquer pessoa ou empresa sobre ele... Para nós, este é um evento que não existe”, afirmou, em entrevista ao “The Guardian”.
“Acho que eles pensaram que iriam apenas anunciar e ver se ganharia força, então pediriam as autorizações na metade do caminho. É uma maneira um pouco ingênua de pensar. Este festival não vai acontecer. Há bandeiras vermelhas por todo o lugar... Se você for ao site deles e pegar as coordenadas fornecidas, depois colocá-las no Google Maps, ele te leva para o oceano — entre Cancún e Isla Mujeres”, completou.
Indignado
Convidado do podcast “Pablo Torre Finds Out”, o diretor Ezra Edelman, então responsável pelo documentário sobre Prince que acabou engavetado após um acordo entre o espólio do cantor e a Netflix, criticou fortemente a decisão. “É uma piada. É isso que acho irritante. Não consigo superar isso, a miopia de um grupo de pessoas cujo interesse é seu próprio lucro. Eles têm medo da humanidade dele Você acha que tenho algum interesse em lançar um filme que é factualmente impreciso?”, contou.
“Este é um presente, um tratamento de nove horas sobre um artista que era, a propósito, brilhante pra caramba. Tudo sobre quem você acredita que ele é está neste filme. Você pode se banhar em sua genialidade. [Mas] as pessoas tinham problemas com como ele as tratava; ele era emocionalmente e fisicamente abusivo”, completou.
RIP
Joey Molland (1947-2025): guitarrista, ele morreu aos 77 anos. A causa não foi divulgada. Molland era o último integrante da formação original do Badfinger.
Quarta-feira
Em entrevista ao “The Times”, John Oates reiterou não ter nenhum interesse em retomar a parceria de sucesso com Daryl Hall. “Aquele navio foi para o fundo do oceano. Eu tive muitas surpresas na minha vida, decepções, traições, então estou meio acostumado”, afirmou.
A briga da dupla se tornou pública quando Oates tentou vender a parte dele nos direitos das músicas e Hall entrou na justiça para impedir.
Força
Tony Bellotto, guitarrista dos Titãs, gravou um vídeo e contou aos fãs que está com câncer no pâncreas em estágio inicial. Ele confirmou se afasta da banda durante o tratamento. “Durante esse período, eu vou me afastar temporariamente dos palcos, mas os Titãs seguem com a agenda planejada, acompanhados pelo músico Alexandre de Orio”, disse.
“Então, desde já quero agradecer aos pensamentos, palavras e mensagens de apoio e de carinho. E pedir que vocês não sofram. Sem drama. Eu estou tranquilo e confiante, enfrentando tudo com coragem e dignidade. Inspirado pelo nosso querido Branco Mello que passou por tratamentos difíceis e agora está aí tocando, cantando e se divertindo nos shows. É isso. Nos vemos em breve”, completou.
Vamos?
O Pink Floyd divulgou o novo trailer de “Live at Pompeii”, que retorna aos cinemas em 24 de abril, em versão remasterizada em áudio e vídeo.
Quinta-feira
A turnê de retorno de Neil Young ganha um documentário. Chamado “Coastal”, o longa estreia em cinemas selecionados, nos Estados Unidos, em 17 de abril. A direção é da atriz Daryl Hannah, também esposa do cantor.
Influência
Em entrevista para Zane Lowe, para o Apple Music, Lady Gaga falou da influência de The Cure em “Perfect Celebrity”, música presente em “Mayhem”, novo disco de estúdio, que sai hoje (7).
“Há muita energia dos anos 90 nessa música. Foi lá que me apaixonei pela música quando era adolescente. No estúdio, todos compartilhamos isso em comum também, um amor por aquela época. ‘Perfect Celebrity’ começou como uma música electro grunge. Também foi inspirada pelo The Cure e pela música ‘Never Enough’ que costumava tocar no meu apartamento um milhão de vezes. Então, ela também teve essa influência”, explicou.
“Depois que fiz essa música, pensei: ‘Precisamos mudar toda a produção’. Eu queria mudar tudo e então voltei e disse: ‘Não, não deveríamos mudar tudo’ porque se eu simplesmente decidisse que faria um álbum electro grunge inteiro, era só para dizer a mim mesma como algo legal e aleatório no meio do meu projeto”, completou.
História
“It Ain’t Over ’til the Fatboy Sings” é o título do novo livro do Fatboy Slim. Cheio de pôsteres, fotos dos bastidores, histórias e memorabilia, o trabalho terá mais de 1 mil imagens espalhadas em mais de 300 páginas.
“Ano que vem, comemoro 40 anos no showbiz e pensamos em criar um grande livro cheio de coisas que guardei ao longo dos anos da minha longa e conturbada carreira. Você verá o que guardei e lerá sobre o que tudo isso significa em um grande e lindo livro”, disse, em nota.
A pré-venda começa em 12 de abril. Clique aqui para mais informações.
RIP
Roy Ayers (1940-2025): influente músico e compositor de “Everybody Loves the Sunshine”, ele estava doente há vários meses, segundo comunicado da família. A causa da morte não foi divulgada.
Brian James (1955-2025): guitarrista do The Damned, ele morreu aos 70 anos. A causa não foi divulgada.
Notas curtas
A Light In The Attic lança uma compilação de músicas gravadas e nunca lançadas pelo ator Jeff Bridges. Chamado “Slow Magic, 1977-1978”, o trabalho será lançado em 12 de abril;
O quadro original de Banksy, pertencente a Mark Hoppus, foi vendido por £ 4,3 milhões em um leilão. Parte do lucro vau para dois hospitais infantis e um especializado em tratamento de câncer, todos em Los Angeles;
Negócios
O YouTube anunciou que conseguiu mais 25 milhões de assinantes pagos no YouTube Music e Premium, acumulando 125 milhões no mundo todo;
A Adidas anunciou que todo estoque das roupas feitas em colaboração com Kanye West acabou e não foi renovado. O contrato acabou em 2022 após os comentários antissemitas por parte do rapper;
O deadmau5 vendeu o catálogo e o selo que era dono, o Mau5trap, para a Create Music Group por 55 milhões de dólares. Além das 4 mil músicas, agora as empresas formarão uma joint venture para os lançamentos futuros.
Justiça
Em entrevista para ABC News, Duane “Keffe D” Davis afirmou que não matou Tupac Shakur, é inocente e demonstrou arrependimento por falar sobre o assunto para um podcast no passado. O julgamento dele foi adiado de maio para 9 de fevereiro do próximo ano;
Jay-Z entrou com processo contra a mulher, ainda não identificada, que o acusou de agressão sexual, “por infligir o máximo de dor e sofrimento” com afirmações falsas sobre a conduta dele. Os advogados dela também foram incluídos na ação. Não há data para o julgamento;
Drake e a iHeartMedia Inc. entraram em um acordo para encerrar o processo movido pelo cantor, que alegava que a empresa favoreceu a promoção de “Not Like Us”, de Kendrick Lamar. Segundo a empresa, com documentos, eles provaram não haver nenhuma interferência para favorecer uma parte em detrimento da outra. Com isso, o processo foi retirado sem prejuízo financeiro para as partes.
Turnês e festivais
Pet Shop Boys, FKA Twigs, Jorja Smith e Father John Misty são alguns dos artistas confirmados no MEO Kalorama, em Lisboa, marcado para 19 e 20 de junho. Clique aqui para mais informações;
O festival japonês KCON confirmou ZEROBASEONE, Taemin e Kep1er entre as atrações da edição deste ano. O evento acontece de 9 a 11 de maio. Clique aqui para mais informações;
Neil Young, Olivia Rodrigo, The 1975 e muitos outros tocam no Glastonbury, marcado para acontecer entre os dias 25 e 29 de junho. Clique aqui para mais informações;
Em 29 de maio, no City Lights, em São Paulo, o Miss May I faz show único no Brasil. Clique aqui para mais informações;
Entre julho e agosto, o Offspring fará 34 shows pelos Estados Unidos;
Boys Noize será a banda de abertura da nova turnê mundial do Nine Inch Nails;
Chappell Roan, ASAP Rocky, Fontaines D.C. e Queens Of The Stone Age estarão no Rock En Seine, que acontece de 20 a 24 de agosto. Clique aqui para mais informações;
Por conta de um procedimento nas cordas vocais de Vince Neil, o Mötley Crüe adiou a residência em Las Vegas de março para setembro;
O Aftershock Festival terá Blink-182, Deftones, Korn e Bring Me the Horizon são algumas das atrações do evento, que acontece de 2 a 5 de outubro. Clique aqui para mais informações;
A nova turnê solo de Bruce Dickinson pelos Estados Unidos começa em 22 de agosto e só termina em 5 de outubro;
Minus The Bear, Texas Is The Reason e Knapsack são as principais atrações do Best Friends Forever, marcado para acontecer de 10 a 12 de outubro. Clique aqui para mais informações;
Neil Young promete iniciar a nova turnê com um show gratuito na Ucrânia para pedir o fim da guerra iniciada pela Rússia.
Na agenda
21 de março: “45 Pounds”, do YHWH Nailgun;
28 de março: “Kneeling”, de Daniel Meyer;
11 de abril: “Devil Ultrasonic Dream”, do Teen Mortgage;
12 de abril: “The Flux EP”, do Jesus Lizard;
18 de abril: “Blue Veil”, de Lucy Railton
25 de abril: “SKELETÁ”, do Ghost; “Junior”, do Rodeo Boys;
2 de maio: “Flying With Angels”, de Suzanne Vega; “The Scholars”, do Car Seat Headrest; “Down On Them”, de Paco Cathcart;
9 de maio: “Wild And Clear And Blue”, do I'm With Her; “King Hüsky”, de King Hüsky;
16 de maio: “Metalhorse”, Billy Nomates; “Better Dreaming”, do Tune-Yards;
30 de maio: “Evangelic Girl Is a Gun”, de Yeule; “Poetry From Pain”, do Gridiron;
6 de junho: “Happy Birthday”, do ator Finn Wolfhard (Stranger Things); “God of Angels Trust”, do Volbeat.
Lançamentos
Lady Gaga
Jason Isbell
Bob Mould
Alabaster DePlume
Divorce
Hamilton Leithause
The Tubs
SASAMI
JENNIE
Young Posse
Onewe
ASTROPICAL
Harto Falión & Evilgiane
Tokimonsta
Star 99
Monde Ufo
Will Stratton
Vundabar
Spiritbox
Whitechapel
Destruction
Jethro Tull
Tobacco City
Clara Mann
Melin Melyn
Cryptosis
Esme Emerson
The Burning Hell
Kedr Livanskiy
HotWax
Smith / Kotzen
Neil Young [“Oceanside Countryside”]
Veja também
Lembrei do meu velho rádio
No começo da semana, escrevi sobre o novo álbum do Manic Street Preachers e citei como descobri a banda, em um dia ouvindo o Garagem. E acabei relembrando da minha relação com rádio, fundamental na minha formação musical e muito importante como inspiração para cursar jornalismo na faculdade. Para quem é jovem, eram …
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!
Boas lembranças da MTV. Eu morava na Zona Norte de SP e consegui assistir a alguma coisa da 1a fase na casa de um amigo invejado por todos os moleques da rua porque na TV dele pegava o UHF. rs Era muito legal, até então só tínhamos acesso a clipes das bandas no Clip Trip da TV Gazeta e no Kliptonita (!!!) da Record. E no Fantástico, quando o Brasil parou para assistir a estreia de "Black or White", do Michael Jackson, um assombro na época.
Gás Total. Tarde sem compromisso a não ser os da escola. Época boa.