Outubro foi um mês horrível, desses para esquecer mesmo. Além da pressão usual do capitalismo, enfrentei A Grande Doença e não consegui acompanhar o ritmo das coisas de maneira adequada. Pelo menos, deu para assistir “O Iluminado” no cinema ontem e cravar com tranquiliade: é um filmaço mesmo.
Separei uns temas para escrever, mas nada ficou bom o suficiente para colocar na newsletter. Espero voltar na próxima semana.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente, porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Notícias da semana
Segunda-feira
Em postagem na finada rede social Twitter, Roger Waters pediu aos seguidores dos Estados Unidos para não votar em Kamala Harris ou Donald Trump na eleição do dia 5 de novembro por conta dos ataques de Israel ao povo palestino nas últimas semanas.
“Não vote. Ambos apoiam o assassinato de crianças e são malignos além de toda imaginação, não há mal menor”.
Que bagunça
Em nota, os integrantes restantes do As I Lay Dying falaram pela primeira vez sobre a saída de três integrantes e sobre a retirada do último álbum de “Shaped By Fire”, de 2019, dos serviços de streaming. “O álbum voltou a ser propriedade da banda", diz o comunicado, explicando o fim do contrato com a antiga distribuidora. "Ele será colocado online novamente, mas precisamos apenas de um momento para o processamento ocorrer”, afirmaram.
“Ainda estamos classificando os detalhes do que está acontecendo dentro [sobre as saídas] e teremos mais detalhes para vocês em breve”, completaram.
Atualização: o guitarrista Phil Sgrosso é mais um a sair. Ele deixa o grupo em meio a uma “situação difícil e séria”. É o terceiro integrante a sair em poucos dias. O vocalista Tim Lambesis é o único a permanecer. Os motivos que levaram o grupo a implodir não foram revelados.
Ainda não é o fim
Companheiro de newsletter aqui no Substack, Roddy Bottum, tecladista do Faith no More, falou sobre os trabalhos ao longo dos anos atualizou os fãs sobre os planos.
“Eu construí uma vida para mim fazendo música. Com o Faith No More e depois o Imperial Teen. O FNM está em um hiato semipermanente e o Imperial Teen está fazendo um disco lentamente, mas definitivamente”, escreveu.
O último show da banda aconteceu em agosto de 2016.
Prontos?
Ao podcast “The Today”, da BBC Radio 4, Kate Bush afirmou que planeja um novo álbum de inéditas quando terminar os atuais trabalhos de resgate da própria discografia.
“Não no momento [trabalhando em novas músicas], mas estive envolvida no arquivo nos últimos anos, redesenhando nosso site, montando um livro de letras. Estou muito ansiosa para começar a trabalhar em um novo álbum quando terminar. Tenho muitas ideias e estou realmente ansiosa para voltar a esse espaço criativo, já faz muito tempo”, disse.
Os últimos discos foram “Director's Cut” e “50 Words for Snow”, ambos de 2011.
Deu ruim
Segundo a “BBC”, a Tickemaster deve cancelar até 50 mil ingressos vendidos para turnê do Oasis no Reino Unido. A empresa alega que essas entradas estão sendo vendidas irregularmente em sites não oficiais a custos exorbitantes.
“Esses termos e condições foram colocados em prática com sucesso para tomar medidas contra empresas secundárias de venda de ingressos que revendem com grande lucro. Todas as partes envolvidas na turnê continuam pedindo aos fãs que não comprem ingressos de sites não autorizados, pois alguns deles podem ser fraudulentos e outros sujeitos a cancelamento”, disse a empresa, em nota.
Caso o ingresso seja cancelado por engano, o comprador pode recorrer da decisão.
Papelão
Retirada discretamente do site da gravadora Capitol até ser dispensada, a cantora Sky Ferreira contou toda situação em entrevista ao podcast “How Long Gone”, do Talkhouse. “A Capitol me dispensou no 10º aniversário do meu álbum [‘Night Time, My Time’], o que é loucura. Eles me enviaram um e-mail automático e foi à meia-noite, então foi definitivamente deliberado”, desabafou.
“Não ouvi falar deles por quase dois anos ou algo assim. E eu estava tentando. É como se eles tivessem esperado a data de propósito”, acrescentou.
RIP
Phil Lesh (1940-2024): o baixista do Grateful Dead morreu em casa, aos 84 anos. A causa não foi divulgada.
Terça-feira
O vocalista do Cast, John Power, conversou com a “NME” sobre o convite para abrir a turnê do Oasis pelo Reino Unido ao lado de Richard Ashcroft, ex-vocalista do The Verve. “Estamos impressionados. Tivemos o aceno e estávamos apenas esperando o anúncio oficial. Agora podemos aproveitar. É um selo de aprovação de nossos colegas, e eu aprecio isso enormemente”, começou.
“Isso meio que reafirma nosso legado e autentica a jornada que percorremos como banda. Nós, Richard Ashcroft e Oasis. Essa é uma formação e tanto”, encerrou.
Quarta-feira
Em passagem pelo talk show “Morning Joe”, da MSNBC, Stevie Nicks pediu para o uso das redes sociais dos artistas focar na importância do voto nesses momentos finais da campanha para presidêncis dos Estados Unidos.
“Se você realmente pensar sobre isso, não importa quem realmente vença, não acabou. Quero dizer, seja lá qual for o governo, temos que descobrir uma maneira de trazer de volta Roe v. Wade [lei pró-aborto suspensa recentemente pela Suprema Corte]”, explicou.
“Todos nós tivemos que escolher causas, essa foi a causa que escolhi, mas você sabe, nos anos 1950, 1960 e entrando nos anos 1970, todo mundo estava escrevendo músicas de protesto, Bob Dylan, Joan Baez, Joni Mitchell, Stephen Stills, então diria a todos os meus poetas musicais que escrevem músicas: escrevam algumas sobre o que está acontecendo como eu fiz [‘The Lighthouse’, lançada há poucos dias]", encerrou.
Quinta-feira
Ha poucos meses, Geezer Butler e Ozzy Osbourne estrelaram a propaganda da Adidas do novo uniforme do Aston Villa, time que eles torcem. Pouco antes da estreia do kit, na derrota para o Crystal Palace pela Copa da Liga Inglesa, o baixista celebrou o feito.
“Bem, parece que os sonhos se tornam realidade. Aston Villa, o outro amor da minha vida, vestindo camisas com o logotipo do [Black] Sabbath na partida de hoje. Não fica mais legal para um fanático antigo como eu”, escreveu, em publicação nas redes sociais.
Lamentável
Em participação no podcast “Call Her Daddy”, Halsey revelou que um famoso executivo musical, de nome não revelado, teve acesso ao celular sem autorização e olhou fotos dela nua que estavam no aparelho.
“E quando isso aconteceu, naquele momento, eu estava em um estado ‘você não é nada. Você sempre será nada’. Você ainda é apenas aquela garota de merda que está sendo aproveitada, como se os homens estivessem falando sobre você pelas costas. Foi tão desmoralizante”, contou.
Rapaz...
Thom Yorke interrompeu um show recente, em Melbourne, na Austrália, após ser vaiado por um membro pró-Palestina da plateia. Ao gritar o número de mortos por Israel, o homem disse: “Como você pôde ficar em silêncio?”.
“Suba no palco e diga o que você quer dizer. Não fique aí parado como um covarde. Venha aqui e diga. Você quer estragar a noite de todo mundo? Vamos. OK, você quer, então até mais tarde”, disse o vocalista.
Minutos depois, ele retornou ao palco para tocar “Karma Police”, do Radiohead, para encerrar a apresentação.
RIP
Arthur Moreira Lima (1940-2024): um dos maiores pianistas brasileiros morreu, aos 84 anos, em consequência de um câncer no intestino.
Notas curtas
A trilha sonora original da franquia “Harry Potter” será lançada em um box set com 16 LPs em 29 de novembro pela Rhino. As caixas vêm nas cores das casas que aparecem na história e contam com os trabalhos compostos por John Williams, Patrick Doyle, Nicholas Hooper e Alexandre Desplat;
“Doesn’t Exist II: The Complete Recordings”, box com toco catálogo da Fang Island, será lançado em 13 de dezembro pela gravadora Joyful Noise. São dois discos cheios, três EPs, demos e um single de 7” da faixa “Starquake”;
Mike Gordon (dia 9) e Charli XCX (16) são as próximas atrações musicais do “Saturday Night Live” em novembro. A cantora também apresentará o programa;
“Maps”, do Yeah Yeah Yeahs, quebrou um novo recorde ao chegar na quarta semana seguida liderando a parada musical no TikTok medida pela “Billboard”. É apenas a quinta música em um período de 12 meses a conseguir o feito;
A Nintendo lançou um aplicativo com as músicas de todos os jogos de todas das franquias do estúdio. O Nintendo Music está disponível para iOS e Android sem custo extra para assinantes do Switch Online. É possível ouvir diretamente e offline;
Morrissey doou 50 mil libras (quase 380 mil reais) para salvar do fechamento o Salford Lads Club, local da foto dos Smiths presente no terceiro álbum da banda, “The Queen Is Dead”;
O Jane's Addiction lança hoje uma coleção de roupas em parceria com a Supreme, com camisetas, camisas e blusas;
Mike Campbell, guitarrista da banda Tom Petty and the Heartbreakers, anunciou a autobiografia chamada “Heartbreaker”. Coescrito com Ari Surdoval, o livro será lançado em 18 de março nos Estados Unidos;
Tunde Adebimpe, vocalista do TV on the Radio, assinou contrato com a Sub Pop para o lançamento do primeiro disco solo em 2025. O nome ainda não foi divulgado;
Em nota, o Primus divulgou que o baterista Tim “Herb” Alexander não está mais na banda. O grupo revelou que ele mandou um e-mail pedindo demissão por “perder a paixão em tocar”. O substituto não foi anunciado;
“Presto” (1989), “Roll the Bones” (1991), “Counterparts” (1993) e “Test for Echo” (1996), do Rush, serão relançados em vinil pelo selo Rhino no próximo mês em um box chamado “The Albums: 1989–1996”. São os últimos discos da banda antes do hiato em 1997;
Iggy Pop anunciou para 24 de janeiro o lançamento de “Live at Montreux Jazz Festival 2023” nos formatos físico e digital;
50 Cent recusou a oferta 3 milhões de dólares do ex-presidente Donald Trump para se apresentar no comício realizado no Madison Square Garden, em Nova York, na semana passada. O rapper alegou que não se envolve com política;
Em entrevista ao “Telegraph”, Bruce Springsteen desmentiu os recentes relatos de que seja o novo bilionário do pedaço. Segundo ele, os números estão errados. E ele gastou “muito dinheiro em coisas supérfluas”, sem falar quais são ou revelar o atual patrimônio;
O veterano apresentador da BBC Radio 2, Johnnie Walker se despediu da emissora no domingo após quase 60 anos de trabalho. Ele ficou afastado recentemente por um problema de saúde em consequência de uma fibrose pulmonar descoberta há 20 anos.
Justiça
O responsável por organizar as turnês do Nightwish, Ewo Pohjola, foi acusado de agressão na Finlândia por, supostamente, estrangular uma mulher durante um evento em outubro de 2023. Ela o denunciou às autoridades. Uma segunda mulher o acusa do mesmo, mas optou por não oficializar uma denúncia. As informações são da “YLE”, emissora pública local;
Os promotores do caso de Sean Combs, ex-Puffy Daddy, se defenderam das acusações de vazamento de informações e de vídeos para “CNN”. Segundo eles, a cópia usada no processo foi gravada durante a exibição na TV. O FBI segue investigando para saber quem vazou o vídeo. Eles também pediram para o juiz negar os pedidos para revelar o nome das vítimas e para as testemunhas ficarem em silêncio no tribunal. Ele aguarda julgamento em Nova York por extorsão e tráfico sexual;
Madlib, produtor de faixas de Kanye West, Mos Def e MF Doom, entrou com processo contra Eothen “Egon” Alapatt, ex-chefão da Stones Throw Records e fundador da subsidiária Now-Again. Segundo a ação, o músico alega que a nova estrutra beneficiou apenas o empresário ao ocultar itens dos contratos, não cumprir com deveres acordados e não fornecer registros contábeis;
O músico Metro Boomin está sendo processado por uma mulher que alega ter sido estuprada por ele em 2016, resultando em uma gravidez indesejada e interrompida. O processo foi aberto na terça-feira (28), em Los Angeles. Ele nega. As informações são da “Pitchfork”;
Jon Schaffer, o guitarrista do Iced Earth, foi oficialmente condenado a três anos de liberdade condicional, com 120 horas de serviços comunitários e 1.000 dólares (quase 5800 reais) em multa por invadir o Capitólio em 6 de janeiro para tentar impedir a posse de Joe Biden. Em nota, ele pediu desculpas e diz estar arrependido de ter participado da tentativa de golpe;
Segundo um novo processo contra Sean Combs, aberto na segunda-feira (28/10), um homem alega que foi drogado e abusado sexualmente, em 2005, quando tinha apenas dez anos e tentava uma chance na carreira de rapper. E outro homem também alega que sofreu o mesmo aos 17 anos, em 2008;
Após processar o artista anteriormente conhecido como Kanye West, a Adidas entrou em um acordo para retirar as ações e encerrar a disputa. Com isso, a empresa venderá o restante do estoque da marca da parceria estimado em 100 milhões de euros (pouco mais de 620 milhões de reais) a preço de custo. O dinheiro será doado.
Negócios
A Music Venue Trust, organização que defende locais pequenos de música ao vivo, criticou o orçamento anunciado pelo governo trabalhista no Reino Unido. Os 75% de desconto na cobrança de impostos para esses locais específicos terminarão em 1º de abril do próximo ano. O acordo feito muda a taxa para 40% e, segundo o sindicato, até 350 lugares arriscam fechar em poucas semanas, gerando até 12 mil demissões e perda de até 250 milhões de libras em arrecadação (quase 1,9 bilhão de reais) em 75 mil eventos ao longo de todo ano;
O Universal Music Group divulgou o novo balanço, com uma receita de quase 3 milhões de libras no terceiro trimestre (pouco mais de 22 milhões de reais) — aumento de 4,3% com relação ao ano anterior. O número chega mesmo com a queda de 0,8% na arrecadação com streaming. O relatório também traz a promoção de Boyd Muir para diretor de operações e uma vaga em aberto para diretor financeiro;
O Grammy tem nova casa a partir de 2027: a Disney comprou os direitos de exibição do evento para transmitir na TV (ABC) e no streaming (Hulu e Disney+) nos Estados Unidos. O contrato é válido até 2037;
A cantora e compositora Brandi Carlile assinou um contrato com a agência CAA para cuidar da carreira fora dos Estados Unidos. No país natal, ela agora tem uma empresa própria para isso, a Phantom Management, presidida pela esposa Catherine Carlile. As informações são da “Variety”;
Concord, uma das maiores empresas de música independente do mundo, fechou com sucesso uma nova rodada de investimento em 850 milhões de dólares (quase 5 bilhões de reais), usados futuramente para novos investimentos. O catálogo da empresa é avaliado em mais de 5 bilhões de dólares (quase 30 bilhões).
Em uma postagem no Instagram, Chris Stein, do Blondie, simplesmente escreveu: “Novo álbum do Blondie ano que vem”;
Clique aqui e veja a primeira imagem de Jeremy Allen White de Bruce Springsteen para o filme “Deliver Me From Nowhere”, dirigido por Scott Copper;
A atriz e cantora Liamani assinou contrato com a gravadora Def Jam para o primeiro álbum de estúdio, ainda sem data de lançamento.
Turnês e festivais
Venda dos ingressos da edição de 30 anos do Monsters of Rock começa hoje (1). O evento acontece em 19 de abril. Clique aqui para mais informações;
O Scissor Sisters anunciou uma leva de dez apresentações pelo Reino Unido, as primeiras em 12 anos, a partir de 16 de maio. A banda retorna a tempo de celebrar os 20 anos do álbum de estreia. Alison Goldfrapp é a atração de abertura;
La Ciencia Simple, a banda chilena que mistura post-rock e shoegaze, estreia no Brasil em 15 de novembro, em show único no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo;
O Pentagram retorna ao Brasil em março de 2025 para duas apresentações em Curitiba (29/03) e São Paulo (30/03). Clique aqui para mais informações;
Frank Black, vocalista do Pixies, confirmou para 3 de dezembro uma série de apresentações na íntegra do álbum “Teenager Of The Year”, segundo disco solo, lançado em 1994;
This Is Lorelei inicia uma nova turnê a partir de 12 de janeiro;
Peter Hook and the Light Take confirmaram para 22 de maio o início da nova turnê, em que toca o álbum “Get Ready”, do New Order, praticamente na íntegra;
Por problemas meteorológicos, o Slayer cancelou a participação no Louder Than Life Festival desse ano, mas, para compensar, eles retornam ao evento que acontece de 18 a 21 de setembro do próximo ano;
O Bring Me The Horizon fará um show intimista em São Paulo, em 28 de novembro, na Audio. Clique aqui para mais informações;
A banda Northside retorna para uma série de shows entre março e maio, os primeiros em uma década;
Blink-182, Weezer e o retorno do Panic! At The Disco são as principais atrações do festival When We Were Young, marcado para acontecer em 18 de outubro, em Las Vegas. Clique aqui para mais informações;
Mount Eerie, depois da pausa do final do ano, entra com força total na nova excursão pelos Estados Unidos em fevereiro;
Após a passagem pelo Lollapalooza Brasil, o Fontaines D.C. começa uma longa série de apresentações pelos Estados Unidos a partir de 17 de abril;
A turnê americana do The Hard Quartet, banda de Stephen Malkmus, Matt Sweeney, Jim White e Emmett Kelly, começa em 21 de março;
Yasmin Williams, Twin Shadow, La Sécurité, Shiho Yabuki, Justin Morales, Ali, Delivery e Gurriers são algumas das atrações confirmadas do South by Southwest do próximo ano, marcado para acontecer de 10 a 15 de março;
A próxima perna de shows do King Gizzard & the Lizard Wizard pelos Estados Unidos terá uma novidade: algumas delas terão a orquestra local;
The Magnetic Fields estendeu a turnê de aniversário do álbum “69 Love Songs” até o fim de maio;
A próxima turnê do Pixies, marcada para começar em 13 de junho, terá a apresentação dos álbuns “Bossanova” e “Trompe Le Monde” na íntegra;
Stuart Murdoch, do Belle and Sebastian, lançou um romance recentemente chamado “Nobody's Empire”. Agora ele fará apresentações acústicas para divulgar o trabalho. A primeira acontece em 30 de janeiro, nos Estados Unidos;
O pianista Nils Frahm começa uma nova turnê pelos Estados Unidos em 8 de maio;
Christina Aguilera canta no Brasil pela primeira vez no Carnauol, em 8 de fevereiro, no Allianz Parque, em São Paulo. Sean Paul, Steve Aoki e Ana Castela são as outras atrações do evento;
Com abertura de Poppy e House Of Protection, o Bad Omens fará cinco shows na Austrália entre 22 e 29 de janeiro;
Billy Gibbons e o ZZ Top confirmaram o início das respectivas turnês. O primeiro, solo, começa em 17 de janeiro, enquanto a banda retorna às atividades em 3 de março;
O Beak> confirmou para 7 de abril o último show da banda, que encerra as atividades após Geoff Barrow anunciar que está de saída para focar em novos projetos;
O Ghost anunciou uma grande turnê mundial com início em 15 de abril, em Manchester, com passagens por Europa e América do Norte.
Na agenda
15 de novembro: “Crimes of the City”, de Ian Blurton;
28 de novembro: “Sentido”, do 5 a Seco;
6 de dezembro: “Vicious Creature”, de Lauren Mayberry, vocalista da banda Chvrches;
13 de dezembro: “Missionary”, de Snoop Dogg;
2025
24 de janeiro: “The Bad Fire”, do Mogwai;
31 de janeiro: “Critical Thinking”, do Manic Street Preachers;
14 de fevereiro: “End of the Middle”, de Richard Dawson.
Lançamentos
The Cure
Mount Eerie
Peter Perrett
Tyler, The Creator
Lil Uzi Vert
Haley Heynderickx
Freddie Gibbs
Thirdface
Michael Mayer
Military Genius
Trust Fund
Flower Face
Jimmy Fallon
Tuxedo
Willie Nelson
Sarah Blasko
Jurado
Charlie Kaplan
Banda Neira
Weezer [“Blue Album: 30th Anniversary Deluxe Edition”]
Richard Swift [“4 Hits & a Miss: The Essential Richard Swift”]
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!