Enfim, a cultura voltou
Vitória de Lula traz de volta ao debate setor negligenciado pelo (ainda) atual governo federal
Crédito da foto: Site do Lula/ Divulgação
Muitas coisas foram ditas sobre o discurso da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil no último domingo (30), mas a valorização da cultura foi muito importante após quatro anos de desmontes, falta de investimento e muitas coisas que ainda precisam ser apuradas e divulgadas nos próximos meses.
“Eu quero que vocês saibam que nós vamos recuperar o Ministério da Cultura e vamos criar comitês estaduais de cultura para que a cultura se transforme em uma coisa para que todo mundo tenha acesso, para que a cultura se transforme em uma indústria de produzir emprego e de gerar renda. Quem tem medo de cultura é quem não gosta do povo, é quem não gosta de liberdade, é quem não gosta de democracia, e nenhuma nação do mundo será uma verdadeira nação se não tiver liberdade cultural, e o país vai recuperar sua cultura” - Lula, no discurso da vitória na Avenida Paulista, em São Paulo.
Sabemos que não será fácil, que a prioridade é colocar comida na mesa de muitos brasileiros que, nesse momento, estão com fome. São quase 35 milhões de pessoas sem ter o direito básico de três refeições por dia. Essas pessoas estão no topo do governo eleito. Mas, só de Lula falar em cultura várias vezes, me deu esperança de uma retomada pós-pandemia ainda em uma marcha muito lenta. Nisso, as parcerias público-privadas são importantes nesse processo.
Tenho plena consciência que um mandato não é suficiente para corrigir todos os problemas e colocar o Brasil para andar. Mas Lula e o novo governo trazem esperança de um País com mais cultura. E, sem esperança, não somos ninguém. Não somos ninguém sem cultura.
Notícias da semana
Segunda-feira
D.H. Peligro, baterista do Dead Kennedys, morreu aos 63 anos na sexta-feira da última semana (28).
A polícia de Los Angeles afirmou que a consequência da morte foi um trauma na cabeça causado por uma queda acidental.
Homenagem
Logo que soube da morte de Peligro, Jello Biafra, ex-vocalista da banda, prestou uma bonita homenagem ao amigo em uma postagem no Instagram.
"Apesar de tudo que ele fez com sua mente e corpo [Peligro era conhecido por abusar de álcool e drogas ao longo de quase toda vida], nunca pensei que iríamos perdê-lo primeiro... Mesmo atrás da bateria, ele tinha presença e nunca tocou nada da mesma maneira duas vezes. Ele era um showman nato", disse.
Recorde
Com quase 1,6 milhão de cópias vendidas, "Midnights" colocou Taylor Swift na primeira posição da parada pela 11ª vez. E o número é o maior de vendas desde "25", de Adele.
As 575 mil cópias de vinil da primeira semana já colocam o álbum como uma das maiores vendas desde 1991, superando por muito as pouco mais de 180 mil de "Harry’s House", de Harry Styles, então o recorde do ano.
Recorde 2
Taylor Swift se tornou a primeira artista a ocupar todos os 10 lugares do top 10 do Billboard Hot 100.
Com o streaming ocupando cada vez mais espaço, é natural que muitas músicas de um mesmo artista apareçam na parada. Mas, assim, é uma novidade e tanto.
Quem vai?
O Black Crowes retorna ao Brasil para celebrar o aniversário de 30 anos do álbum de estreia, "Shake Your Money Maker".
A apresentação única acontece no dia 14 de março de 2023 no Espaço Unimed, em São Paulo.
Clique aqui para mais informações.
Terça-feira
Em entrevista ao Metal Injection, Serj Tankian, vocalista do System of a Down, relembrou os tempos de lançamento de "Toxicity", segundo disco de estúdio. E não foi nada bom.
"Estar em turnê na semana após o 11 de setembro por meses por si só, mesmo não sendo uma banda política, seria um desafio porque há ameaças de terrorismo e outras coisas. E ainda estávamos sendo ameaçados por muitos elementos por causa de nossa franqueza. Então foi um momento muito, muito difícil", contou, ao relembrar que o disco foi lançado uma semana antes dos atentados no World Trade Center.
"Foi fodidamente estressante pra caralho. Isso é o que eu me lembro. Eu não me sentia como um músico, não sentia que estava fazendo música. Foi fodidamente estressante pra caralho", finalizou.
Então tá
O Måneskin anunciou "Rush!" como título do novo álbum de estúdio. O sucessor de "Teatro d’ira: Vol. 2" será lançado em 20 de janeiro.
Gostinho
Um novo teaser foi lançado para divulgar o documentário "Meet Me in the Bathroom", que narra a história da cena musical de Nova York no início dos anos 2000.
O longa será lançado nos cinemas nos Estados Unidos hoje (4).
Bora?
Taylor Swift confirmou "Eras Tour" como nome da nova turnê. As primeiras datas, começando em 18 de março, serão apenas nos Estados Unidos.
Paramore, beabadoobee, Phoebe Bridgers, girl in red, MUNA, HAIM, GAYLE, Gracie Abrams e OWENN se revezarão como atrações de abertura.
RIP
Takeoff, integrante do trio Migos, morreu. Ele jogava dados em um bar em Houston, no Texas, quando se envolveu em uma briga e acabou baleado na cabeça.
O autor do disparo, até o momento, ainda não foi preso pela polícia local.
Quarta-feira
Parceiros no Kiss há mais de 50 anos, Paul Stanley e Gene Simmons nem sempre estiveram alinhados em todos os assuntos. Durante a mais recente edição do KISS Kruise, Stanley deu uma bela lição sobre como administrar as diferenças entre eles.
"Percebi que isso não é problema dele, é problema meu. Quando as pessoas fazem coisas, e isso incomoda você, você precisa descobrir por que isso te incomoda. Não espere que eles mudem. Não é sobre eles. E as coisas que costumavam me incomodar sobre Gene, eu tive que descobrir", explicou.
"Porque ele só pode ser o melhor que ele pode, ele nunca vai ser eu, e eu nunca vou ser ele. Então, é apenas uma questão de colocar um monte de coisas de lado. Não vamos mudar ninguém, então precisamos descobrir por que isso nos incomoda", finalizou.
Surpresa!
O Everything but the Girl vai lançar o primeiro álbum de estúdio em 24 anos em 2023.
A notícia foi dada através das redes sociais da dupla, que não confirmou nome e data de lançamento.
"Achamos que vocês gostariam de saber que fizemos um novo álbum como Everything But the Girl. Vai sair na próxima primavera [no hemisfério Norte]. Com amor, Ben e Tracey", escreveram.
Prontos?
"Land Of Sleeper" é o título do novo álbum de estúdio do Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs Pigs, agendado para 17 de fevereiro. É o primeiro trabalho desde "Viscerals", de 2020.
Pronto!
Quem também lança disco novo uma semana antes é o Yo La Tengo. "This Stupid World" será disponibilizado pela gravadora Matador e é o sucessor de "We Have Amnesia Sometimes".
Outra surpresa!
O Pulp anunciou uma nova turnê para 2023. O primeiro show está marcado para 26 de maio no Bridlington Spa, em Bridlington, na Inglaterra. As vendas começam nesta sexta-feira (4).
Quinta-feira
Convidado do programa Trunk Nation With Eddie Trunk, Sammy Hagar revelou que o baterista Alex Van Halen não retornou e-mails enviados e telefonemas feitos nos meses seguintes à morte do guitarrista Eddie Van Halen.
"Alex Van Halen e eu não conversamos. Vou contar uma coisa: entrei em contato com Alex novamente recentemente. Mikey [o baixista Michael Anthony] teve uma coisa triste em sua família, e eu entrei em contato com Al, e ele não retornou minha ligação ou meu e-mail. E então eu disse: 'Sabe de uma coisa? Foda-se. Não está no topo da minha agenda", disse.
"Mas não sei o que aconteceu. Alguém o envenenou. Alguém lhe disse algo. Talvez ele não tenha gostado do meu livro, que foi a coisa mais honesta que já fiz na vida. Algumas pessoas simplesmente não acham que isso deveria ter sido feito", completou.
Quero ver!
Neil Young fez um ótimo anúncio para os fãs. Presente na edição deluxe de "Harvest", prometida para dezembro e lançada para celebrar os 50 anos do trabalho, o documentário "Neil Young: Harvest Time" terá exibição nos cinemas.
Programado para 1º de dezembro em várias partes do mundo, o longa terá uma reexibição no dia 4 do mesmo mês. Além do documentário na íntegra, uma introdução feita por Young também será exibida.
Bora?
Deafheaven, Wolves In The Throne Room e Chat Pile são algumas das atrações do Roadburn Festival do próximo ano, agendado de 20 a 23 de abril.
Clique aqui para mais informações.
Lançamentos
Special Interest
Horse Lords
Big Joanie
Phoenix
First Aid Kit
Daniel Avery
Ezra Collective
The Lone Bellow
Spoon
Paul Weller
Turnover
Tom Skinner
Okay Kaya
Carla dal Forno
The Headhunters
Joji
La Femme
Laura Jean
rRoxymore
Hawa
Sault
Romulo Fróes
Drake + 21 Savage
Mount Kimbie
Julien Chang
PJ Harvey [B-Sides, Demos & Ratities]
Tinariwen [Kel Tinariwen (1992)]
Barbra Streisand [Live at the Bon Soir]
Ride [4 EPs]
John Cougar Mellencamp [Scarecrow - Super Deluxe Edition]
Na Trilha das Trilhas
O novo episódio do podcast fala sobre "Loneirsm", segundo álbum de estúdio do Tame Impala, projeto liderado de ponta a ponta por Kevin Parker.
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
É isso. Bom final de semana a todos!