Dicas da semana #44
Três dicas para curtir no final de semana ou quando você quiser
Toda quarta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente. É importante porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Filme
“Chungking Express” (1994)
Para encerrar as dicas da semana do ano, nada como um dos meus filmes favoritos. Dirigido brilhantemente por Wong Kar-Wai, o longa traz duas histórias: a primeira, de noite, é sobre um detetive que, com o coração partido após um rompimento, fica entre a melancolia e a busca por uma nova paixão. O problema é que esse novo flerte é uma traficante em busca de vingança após ser traída por um grupo que indianos. A segunda, de dia, é de um policial que acaba se encantando pela jovem atendente da lanchonete onde compra comida diariamente. O jeito delicado de como os personagens são retratados e o tom de cada momento, um mais sóbrio e outro mais solar, são fundamentais para ficar completamente apaixonado pelo longa, pelas cores, pela música, enfim, por tudo. É desses para ver uma vez ao ano e sair com a certeza de que Kar-Wai é um belo cronista de uma Hong Kong que não existe mais.
Onde: MUBI
Duração: 1h43
Curta
“Estranha Forma de Vida” (2023)
Em mais um trabalho de Pedro Almodóvar para lista, “Estranha Forma de Vida” traz o reencontro de dois homens, um xerife e um criador de cavalos. Eles acabam relembrando uma noite romântica de quando eram mais jovens, mas o motivo que levou um deles a retornar, 25 anos depois, acaba sendo uma surpresa para o espectador. Delicado, simples e com uma grande reviravolta no final, o diretor espanhol conta com as boas atuações de Pedro Pascal e Ethan Hawke em um curta bem eficiente em mostrar como o passado e o presente estão interligados para sempre.
Onde: MUBI e Max
Duração: 31 minutos
Série
“Pinguim”
O filme “Batman”, com Robert Pattinson como personagem principal, trouxe uma série de velhos vilões repaginados numa Gotham mais sombria e ainda mais corrupta. Partindo do final do filme, “Pinguim” traz a luta de Oz Cobb para ascender no mundo do crime após a morte do chefão para quem trabalhava. Mentiroso, sangue-frio e disposto a qualquer coisa, ele é muito bem caracterizado por um irreconhecível Colin Farrell, que entrega uma ótima interpretação, assim como Cristin Milioti, a grata surpresa do elenco. Misturando as melhores referências dos filmes e séries sobre a máfia e com uma direção e fotografia de primeira, é uma das melhores do ano. Pode ir sem medo.
Onde: Max
Duração: cada episódio tem 50 minutos em média
Veja também:
Gravadoras, inteligência artificial e artistas
Na edição de 22 de novembro da newsletter, publiquei um resumo do balanço o terceiro trimestral da Warner Music, com lucro líquido de 478 milhões de dólares (2,78 bilhões de reais) em nove meses de 2024 — aumento de 7% em relação ao ano anterior. Caso você não acompanhe muito as notícias da indústria, as grandes gravadoras estão a pequenos passos de ger…
Dicas da semana #43
Toda quarta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Links e dicas de leitura #55
Publicações do blog em um único lugar para você que perdeu alguma coisa e uns links que penso que vale a pena todo mundo ler ou salvar para depois.
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp e Telegram!
Boa semana a todos!