Dicas da semana #41
Três dicas para curtir no final de semana ou quando você quiser
Toda quarta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente. É importante porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Filme
“Ainda Estou Aqui”
A ditadura militar brasileira foi um dos períodos mais horríveis e nefastos da nossa história. Em “Ainda Estou Aqui”, novo filme de Walter Salles, conhecemos Eunice Paiva, mulher do ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello) e do futuro escritor Marcelo Rubens Paiva. Ela, uma dona de casa comum e mãe de cinco filhos, teve a vida virada de ponta-cabeça quando o marido foi levado pelo regime e desapareceu sem deixar nenhum rastro. A brilhante interpretação de Fernanda Torres dá o tom de como esses criminosos destruíram uma família inteira e Eunice, de uma hora para outra, precisou tomar as rédeas da casa enquanto iniciava um longo e doloroso processo de tentar encontrar qualquer informação sobre marido desaparecido. Além de retratar bem o período de uma época, com cenários reproduzidos com exatidão, a fotografia e a interpretação de Mello são outros pontos ótimos desse longa, fundamental para entender um pouco mais sobre o Brasil.
Onde: nos cinemas
Duração: 2h17
Série
“Xógum: A Gloriosa Saga do Japão”
Em meio a uma intensa disputa política no Japão feudal, Jack Blackthrone chega nessa ilha dividida entre os costumes locais e a religião católica, introduzida pelos portugueses décadas antes. Uma das grandes séries do ano, “Xógum” tem o mérito de não se fiar nas lutas ou nos romances para atrair audiência, mas na politicagem para falar sobre as grandes navegações, a ambição de todos os envolvidos em ampliar os próprios poderes e como um homem estrangeiro pode ser uma peça importante em um grande plano. É dessas que vale ver um episódio por dia para ver com calma todos esses desdobramentos.
Onde: Disney+
Duração: cada episódio tem uma hora de duração em média
Documentário
“Martha”
Martha Stewart foi um verdadeiro fenômeno a partir de meados dos anos 1970, quando escreveu o primeiro livro de uma longa carreira. No documentário dirigido por R.J Cutler, quem não mora nos Estados Unidos pode conhecer mais dessa história de uma mulher dura, muitas vezes cruel, que ascendeu em um universo masculino e conseguiu criar um verdadeiro império. Até ser pega em um esquema de informações privilegiadas envolvendo ações da empresa de um amigo. A fascinante vida dela é apresentada de maneira simples, mas é importante para mostrar como o clichê é verdadeiro: chegar ao topo é difícil, mas é ainda mais se manter lá.
Onde: Netflix
Duração: 1h53
Veja também:
O que The Cure, Bruce Springsteen e Paul McCartney têm em comum?
O Cure lançou o novo álbum de inéditas, chamado “Songs Of A Lost World”, na semana passada. Para dar um gostinho aos fãs do mundo inteiro, a banda transmitiu um show ao vivo, realizado em Londres, em que apresentou o disco na íntegra. Mas não foi nada curto ou com aquele cheirinho de peça de marketing feita por gente que gosta das celebridades do meio e…
Dicas da semana #40
Toda quarta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Links e dicas de leitura #51
Publicações do blog em um único lugar para você que perdeu alguma coisa e uns links que penso que vale a pena todo mundo ler ou salvar para depois.
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp e Telegram!
Boa semana a todos!