Dicas da semana #37
Três dicas para curtir no final de semana ou quando você quiser
Toda quarta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e fortalece o jornalismo independente. É importante porque o algoritmo do Google e a inteligência artificial, em outras palavras, estão f*dendo meu trabalho no site.
Filme
“Nosferatu”
Como um bom integrante da rede social cinéfila Letterboxd, me impus um desafio: só assistir filmes de terror em outubro. Dentre alguns pendentes, “Nosferatu” era um desses. Dirigido por F. W. Murnau, o longa alemão é um dos clássicos do terror do início do século XX e foi 100% inspirado no Drácula de Bram Stoker, mas, sem os direitos, algumas adaptações foram feitas — como o nome. Mais de 100 anos após o lançamento, ainda é fundamental assisti-lo por ser a base para qualquer filme do gênero.
Onde: YouTube
Duração: 1h35
Documentário
“Tokyo-Ga”
Fã dos filmes de Yasujirō Ozu, Wim Wenders aproveitou alguns dias pelo Japão para entrevistar alguns dos atores que trabalharam com ele e tentar ver um pouco da cidade que conheceu através das lentes do diretor. Mas o que ele encontrou foi algo completamente diferente do imaginado. O documentário acaba sendo uma homenagem a Ozu e, ao mesmo tempo, um olhar sobre o país, 40 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Destaque para os depoimentos do ator Yuharu Atsuta, que trabalhou com o diretor por vários anos.
Onde: MUBI
Duração: 1h32
Livro
“Vampiro Antes de Drácula”
Para muitas pessoas, o pontapé inicial das histórias de vampiro começou com o clássico de Bram Stoker, publicado pela primeira vez no final do século XIX. Mas não foi bem assim. Quase 200 anos antes, as primeiras histórias envolvendo esse ser misterioso começavam a ser escritas em diversos formatos, de contos a peças teatrais, para trazer diversos pontos de vista desse personagem icônico. “Vampiro Antes de Drácula” traz uma série de histórias dos mais variados autores e apresenta bem a evolução da sociedade e como os vampiros foram mostrados ao longo dos anos. Com uma introdução bem caprichada ao dar detalhes sobre contextos e aspectos da criação do mito, o livro também funciona como manual para entender essa personalidade por diversos pontos de vista.
Editora: Aleph
Páginas: 384
Clique aqui para comprar o livro na Amazon
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp e Telegram!
Boa semana a todos!