Dicas da semana #11
Três dicas para curtir no final de semana ou quando você quiser
Toda quinta-feira, exceto nos feriados e quando acontecer alguma coisa, darei três dicas do que li, assisti e/ou ouvi recentemente.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui, agora com as dicas da semana e de leitura.
Filme
“Nascido para Matar”
Uma das obras-primas da carreira de Stanley Kubrick, “Nascido Para Matar”, de 1987, aborda de maneira muito crua o treinamento de soldados para a Guerra do Vietnã. Na história, acompanhamos um batalhão treinado a mãos de ferro por um general linha dura que, basicamente, pegava jovens sem qualquer vivência e os transformava em máquinas de matar. Antes mesmo da viagem, um desses soldados, maltratado diariamente, perde o controle. Mas é no campo de batalha a verdadeira luta pela sobrevivência interna e externa. Com “Apocalypse Now” e “Nascido em 4 de Julho”, “Nascido Para Matar” completa uma espécie de trilogia sobre os horrores de uma guerra completamente absurda e sem sentido. E, praticamente, dá para chamar esses três quase de documentários tamanha a proximidade com realidade.
Onde: para aluguel nas plataformas digitais
Duração: 1h57
Documentário
“Joan Didion: The Center Will Not Hold”
Antes mesmo de ter contato com a obra de Joan Didion, assisti ao documentário em 2022 e fiquei completamente apaixonado pelo estilo de escrita único, direto e encantador. Uma das “inventoras” do jornalismo literário, também chamado de New Journalism, ela escreveu sobre a contracultura, o julgamento de Charles Manson, rede de água em Los Angeles, guerras na América Central, tráfico de drogas na Colômbia, política e muito mais. Qualquer coisa tinha potencial de pauta, e isso que a diferenciava do resto, uma jornalista de verdade. Dirigido pelo sobrinho Griffin Dunne, o longa é sensível e explora essa fascinante e trágica história de vida nos anos finais de maneira muito delicada e profunda. Começar a ler as obras disponíveis em português após assistir é algo que recomendo a todos.
Onde: Netflix
Duração: 1h32
Canal no YouTube
GM Krikor
Durante a pandemia, influenciado pela minissérie “O Gambito da Rainha”, da Netflix, fui atrás de vídeos sobre xadrez. Acabei conhecendo as lives do Grande Mestre brasileiro Krikor Mekhitarian na Twitch. Foi um caminho sem volta. Quatro anos depois, entrei de cabeça no mundo do esporte, acompanho rankings, campeonatos nacionais e internacionais, e passei a ver os dois vídeos diários disponibilizados pelo Krikor no YouTube. De ensinamentos básicos a desafios, de resoluções de problemas a xadrez às cegas, ele faz parecer fácil. Mas, vão por mim, não é. São mais de 2 mil vídeos disponíveis de graça sobre xadrez. Dá para se divertir e aprender um bocado assistindo.
Duração: cada vídeo tem entre 15 e 50 minutos
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp e Telegram!
Bom final de semana a todos!
Esse doc da Didion é realmente ótimo! Anotando as outras dicas pra assistir.