"Assassinos da Lua das Flores": A despedida sublime de Robbie Robertson
Músico e compositor morreu há quase três meses
Robbie Robertson foi integrante da The Band durante muitos anos e, com o fim do grupo em 1976 (que voltaria anos depois sem ele), dedicou-se a carreira solo e a ser o consultor musical dos filmes de Martin Scorsese. Em trilhas, foram quatro trabalhos como compositor em parceria com o diretor: "O Rei da Comédia", "A Cor do Dinheiro", "O Irlandês" e "Assassinos da Lua das Flores", esse último lançado pouco após a morte dele, aos 80 anos, em agosto.
Ao longo dos anos, Robertson ficou conhecido por ser guitarrista e compositor, mas, principalmente na The Band, ele tocava um pouco de tudo devido ao alto nível dos companheiros. Ele também acabou virando um ótimo curador de músicas e arranjador de primeira, coisas fundamentais nos temas do novo filme do diretor. Mas aqui há um ponto fundamental da vida pessoal dele que muita gente não sabe ou não lembra: ele é filho de uma indígena.
Para muitos, esse detalhe da vida dele pode passar batido, mas em um filme que fala diretamente sobre uma das maiores atrocidades cometidas com os nativos-americanos, é algo fundamental. No documentário "Rumble: The Indians Who Rocked The World", de 2017, Robertson fala claramente sobre não querer mais ter essa parte do passado apagada por quem escreve sobre ele. Ele era um orgulhoso filho de uma mulher nascida na chamada Seis Nações do Grande Rio, no Canadá.
É assim que a trilha sonora ganha peso pela história contada de maneira brilhante por Scorsese e o elenco, formado por Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert DeNiro e outros, e também por ser composta por alguém decidido a mostrar as próprias origens para o mundo. Alguém que sabia exatamente o que estava fazendo, o que fazer e, fundamental, como fazer. Alguém que pôde unir as influências de uma longa carreira com as histórias contadas pela mãe ainda na infância.
"Assassinos da Lua das Flores" é um filme que merece ser visto no cinema. E a trilha sonora de Robbie Robertson merece ser ouvida com atenção, porque é um resumo de uma carreira brilhante, encerrada com um grande trabalho.
Assine
Por apenas R$ 5 por mês ou R$ 50 no plano anual, você ajuda a manter o trabalho por aqui e no site. Caso você queira assinar via pix, basta responder esse e-mail que eu passo a chave.
Notícias da semana
Segunda-feira
Quatro anos após o lançamento, "Cruel Summer", de Taylor Swift, chegou ao primeiro lugar da parada nos Estados Unidos. É a décima vez que a cantora atinge a principal posição na terra natal.
Saudável
Durante uma apresentação na Antuérpia, na Bélgica, Madonna refletiu sobre os dias que hospitalizada com risco de vida.
"Há menos de quatro meses, eu estava em um hospital inconsciente, e as pessoas estavam pensando, prevendo que eu poderia não sobreviver. Então, é um maldito milagre que esteja aqui agora. Minha mãe, que Deus a abençoe, deve estar cuidando de mim e disse: 'Garota, não é sua hora de ir'", falou, emocionada.
Para pensar
Conhecido por escrever as biografias de John Lennon, Paul McCartney e Mick Jagger, Phillip Norman lançou recentemente "George Harrison: The Reluctant Beatle" (clique aqui para mais informações). Em um dos trechos revelados, o músico conseguiu fazer uma piada durante a recuperação do ataque sofrido por ele em casa por Michael Abram, quando levou 40 facadas.
"Ele não era um ladrão e certamente não estava fazendo um teste para o Traveling Wilburys", falou, citando o supergrupo formado com Bob Dylan, Tom Petty, Roy Orbison e Jeff Lynne.
Abram foi considerado "clinicamente incapaz" e ficou apenas três anos em uma instituição psiquiátrica.
Belo professor
Em entrevista para o site da 'Fender', Keanu Reeves revelou ter recebido uma aula de baixo de Flea, do Red Hot Chili Peppers.
"Lembro de uma vez que estava fazendo um filme e Flea estava nele, ou estava em um filme com Flea, e lembro que havia uma casa, amplificadores e instrumentos e coisas assim", contou.
"E eu pensei, 'Ei, Flea, você pode me dar uma aula?' E ele disse, 'Claro, cara!' E ele disse [gesticula um solo de baixo complexo]. E eu disse, 'Tudo bem, e daí?' E ele disse, 'Apenas sinta, cara. Apenas toque.' E eu disse, "Sim'", completou.
Terça-feira
O guitarrista Jeff Schroeder anunciou a saída do Smashing Pumpkins após 15 anos na banda. Em nota, ele falou em "uma decisão difícil" e agradeceu aos ex-companheiros pelo período.
"Agradecemos a Jeff pela dedicação incessante à banda e aos nossos grandes fãs. Palavras não podem expressar nossa gratidão e apreço pelo amigo que ele é, e por estar presente nos momentos bons e também nos momentos difíceis", disse o grupo, também em nota.
Peso-pesado
Stevie Nicks, Adam Levine, Carrie Underwood, Common, Ice-T, LL Cool J, Miguel, Queen Latifah e Sia são os novos convidados da cerimônia deste ano do Hall da Fama do Rock, programada para 3 de novembro.
Kate Bush, Rage Against The Machine, the late George Michael, Missy Elliott, Willie Nelson, Sheryl Crow e os Spinners serão os homenageados dessa temporada.
Alô, editoras!
"Down With The System" é o título da autobiografia de Serj Tankian, vocalista do System of a Down. O lançamento está previsto para 14 de maio nos Estados Unidos, Reino Unido e Oceania.
Parabéns!
O produtor Max Martin comemorou os 25 anos do lançamento de "...Baby One More Time", de Britney Spears.
"Após exatos 25 anos, muito é dito sobre esta obra-prima da música: os artistas que poderiam tê-la gravado, as letras controversas, o videoclipe icônico, os números recordes de vendas, o quanto ela mudou o cenário da música pop e definiu uma nova era", escreveu, nas redes sociais.
RIP
Angelo Bruschini, guitarrista do Massive Attack, morreu três meses após revelar ter câncer no pulmão. A informação foi divulgada nas redes sociais da banda. Ele tinha 52 anos.
Quarta-feira
Em uma longa entrevista para 'NME', a dupla formada por Alison Mosshart e Jamie Hince, que formam o Kills, falou sobre como é ser um dos sobreviventes na música após quase 20 anos juntos.
"Estou muito orgulhosa, mas, quando começamos, decidimos fazer dessa banda nossa vida, e dar nossas vidas nesta banda. Nós apenas acreditávamos que isso sempre aconteceria. Acreditávamos que era muito possível porque éramos apenas dois, poderíamos fazer qualquer coisa artisticamente que quiséssemos", disse Mosshart.
"Quando você está uma banda de guitarras há dez anos ou mais, você vê como estava estagnada em um ponto e parecia que poderia ter acabado, poderia ser como jazz. Estávamos realmente tentando ir além", completou Hince.
Melhoras!
O vocalista do Pogues, Shane MacGowan tem enfrentado problemas de saúde nos últimos anos, sendo a encefalite o mais grave. De acordo com Victoria Clarke, esposa de MacGowan, ele "agradece as lindas mensagens e orações" que tem recebido.
A encefalite é uma doença rara que causa inchaço no cérebro, pode ser fatal e requer tratamento urgente. Os sintomas incluem perda de movimento e dificuldade para falar.
Concorda?
Apesar do pouco tempo de lançamento, Lars Ulrich já consegue avaliar os dois últimos discos do Metallica: "72 Seasons" e "Hardwired... to Self-Destruct".
"Agora que '72 Seasons' foi lançado há quatro ou cinco meses, o álbum ainda é muito recente para mim. Gosto do que estou ouvindo. Não ouço isso com muita frequência, mas, apenas seis semanas atrás, quando começamos a turnê norte-americana, em Nova York, havia mais algumas músicas que queríamos aprender desse disco. Acho que não o ouvia há seis semanas, mas ainda soava muito fresco, pesado e coeso", explicou o baterista.
"Não escondi o fato de que 'Hardwired' foi um disco que, aos meus ouvidos, envelheceu muito, muito bem. Então, quando iniciamos o processo do que se tornou o novo disco, não houve nenhuma tentativa radical de alterar o curso porque 'Hardwired' parecia um bom ponto de partida", finalizou.
Bem-vindo de volta!
Mike Portnoy é o novo-velho baterista do Dream Theater. Os planos do retorno após 13 anos em outras bandas incluem a gravação de um novo álbum de inéditas.
"A ideia de criar novas músicas juntos é tão emocionante e mal posso esperar para pegue a estrada para tocar ao vivo para toda uma nova geração de fãs que nunca puderam ver essa formação antes... Não há lugar como o nosso lar!!", falou o músico, em nota.
Soa uma boa ideia
Q-Tip, um dos fundadores do A Tribe Called Quest, entrou para o time de produtores do musical "Ali", baseado na vida do boxeador Muhammad Ali. Ele chega para ser o produtor musical e do futuro álbum e colaborador nas letras originais. Ele vai trabalhar com o diretor Clint Dyer e o compositor Teddy Abrams. A estreia está prevista para 2025.
As informações são do 'Deadline'.
Quinta-feira
Em entrevista para Zane Lowe, no programa Apple Music 1, Martin Scorsese revelou que Robbie Robertson não gostava do movimento punk.
"Ele ficou bravo comigo quando gostei do movimento punk. Estávamos morando juntos na minha casa, uma pequena casa na Mulholland Drive, e ele às vezes entrava e dizia: 'Abaixe o volume, abaixe o volume. Está muito alto.' Eu disse: 'Não, mas é o Clash'", revelou.
"Ele disse: 'Eu não ligo [para eles]'. Eles não têm musicalidade, nenhuma. Eles não sabem tocar violão. Eles não sabem tocar bateria.' Eu disse: 'Não importa'", completou.
Gostamos?
A tal última música dos Beatles, chamada "Now and Then" será lançada em 2 de novembro nos formatos digitais, vinil e fita cassete. O lado B traz o primeiro single do grupo, "Love Me Do". Além da músicas, um curta-documentário de 12 minutos, dirigido por Oliver Murray, será lançado um dia antes.
A canção foi gravada por John Lennon em 1978 e, revisitada pelos integrantes sobreviventes em 1994 para o "Anthology", foi descartada pela dificuldade em conseguir separar vocal, violão e piano. A ideia de retrabalhar a faixa com ajuda de Inteligência Artificial foi do diretor Peter Jackson, durante a fase final da série "Get Back".
No cinema e no streaming
A série-documental "Geddy Lee Asks: Are Bass Players Human Too?", com o baixista do Rush entrevistando pessoas famosas que tocaram ou tocam o instrumento ao longo dos anos, ganhou trailer. A estreia está prevista para 5 de dezembro no Paramount+.
E, finalmente, "Maestro", primeiro filme de Bradley Cooper na direção, ganhou trailer. O longa conta a vida e obra do compositor Leonard Bernstein. A estreia nos cinemas está marcada para 22 de novembro e chega na Netflix em 20 de dezembro.
O Apple TV+ anunciou que uma série-documental de três episódios sobre o assassinato de John Lennon. "John Lennon: Murder Without a Trial" será narrada pelo ator Kiefer Sutherland. Ainda não há data de lançamento.
Negócios
O Spotify anunciou o primeiro trimestre com lucro em mais de um ano. O 1% veio graças ao aumento no preço das assinaturas, uma rodada de demissões e cortes no orçamento de marketing no âmbito global da operação. As receitas subiram 11% (US$ 3,6 bilhões ou quase R$ 13 bilhões), com lucro operacional de cerca de US$ 34 milhões (quase R$ 170 milhões);
Os respectivos espólios de Christine McVie e Pat Benatar venderam os direitos das músicas para a HarbourView Equity Partners. Os valores não foram revelados pela empresa. O catálogo de McVie inclui, além da carreira solo, as faixas que lhe cabem no Fleetwood Mac. Já a parte de Benatar era uma das mais cobiçadas do mercado, principalmente pelos hits "Hit Me With Your Best Shot" "We Belong", "Love is a Battlefield" e "Heartbreaker". As informações são da 'Rolling Stone';
O Spotify planeja mudar o modelo de distribuição de royalties no próximo ano. As mudanças atingem artistas que não conseguirem um determinado número de reproduções na plataforma, arquivos sinalizados por atividades fraudulentas e faixas sinalizadas como ruído branco e sons da natureza, que exigirão tempos de reprodução mais longos para gerar ganhos. Nenhum número foi divulgado ou especificado pela empresa até o momento. Os sindicatos The United Musicians and Allied Workers e The Future of Music Coalition se manifestaram contra as mudanças e criticaram o Spotify. As informações são da 'Billboard'.
Os investidores do Hipgnosis Songs Fund votaram uma mudança estrutural na empresa e rejeitaram uma proposta de venda de cerca de US$ 440 milhões (quase R$ 2,2 bilhões) de parte do catálogo de 65 mil músicas a um fundo irmão apoiado pela Blackstone.
Justiça
Em um novo processo, obtido pela 'Rolling Stone', o compositor Danny Elfman está sendo acusado de má conduta sexual por mais uma mulher. Ele nega as acusações. No início do ano, ele foi processado por não pagar o acordo financeiro com relação a um primeiro processo por assédio sexual.
Relançamentos
"All The Young Dudes", do Mott the Hoople, ganha uma edição comemorativa dos 50 anos com dois LPs ou dois CDs, um single de 12", um livreto com 72 páginas e cinco artes da época do lançamento original;
Omar Rodríguez-López, do Mars Volta, promete para 4 de dezembro um box com 57 LPs com todos os trabalhos lançados por ele de 2004 até agora. A edição será limitada em 500 cópias pela bagatela de €1.500 (quase R$ 8 mil).
Turnês e festivais
A nova turnê do The Kills, formado por Alison Mosshart e Jamie Hince, começa em 2 de fevereiro. Por enquanto, a dupla só toca nos Estados Unidos;
O blink-182 colocou mais datas na atual série de shows. Agora, o trio também faz apresentações na América do Norte e Europa no final do primeiro semestre até agosto do próximo ano;
Noah Kahan, Hozier, Fleet Foxes e Flaming Lips são as atrações principais do High Water Festival, programado para 20 e 21 de abril. Clique aqui para mais informações;
O Greta Van Fleet acrescentou 12 datas na atual turnê, que agora termina em 21 de maio;
Crypta se apresenta pela primeira vez no Circo Voador, no Rio de Janeiro, em 3 de novembro, com a banda Surra na abertura. Clique aqui para mais informações;
You Me At Six, the All-American Rejects e I Prevail são as atrações principais do Slam Dunk Festival, programado para 25 e 26 de maio. Clique aqui para mais informações;
Pulp e PJ Harvey são as primeiras atrações do Øya Festival, na Noruega. O festival acontece de 7 a 10 de agosto. Clique aqui para mais informações;
O Sónar Portugal acontece entre os dias 22 e 24 de março. Clique aqui para mais informações.
Na agenda
17 de novembro: "Crushed by Everyone", do Water From Your Eyes, versão remix de "Everyone’s Crushed"; "Back to Moon Beach", de Kurt Vile;
2024
6 de janeiro: "Fairweather Friend", do Umbrellas;
19 de janeiro: "Saviors", do Green Day;
26 de janeiro: "Blue Raspberry", de Katy Kirby; "People Who Aren’t There Anymore", do Future Islands;
9 de fevereiro: "She Reaches Out to She Reaches Out to She", de Chelsea Wolfe;
16 de fevereiro: "Blu Wav", do Grandaddy;
1º de março: "Where's My Utopia?", do Yard Act; "Kaiser Chiefs’ Easy Eighth Album", do Kaiser Chiefs; "Mountainhead", do Everything Everything.
Lançamentos
The Gaslight Anthem
The Kills
Robert Finley
The Mountain Goats
King Gizzard & the Lizard Wizard
Duran Duran
DJ Shadow
Hinako Omori
Sofia Kourtesis
Ragana
Shabazz Palaces
Murda Beatz & Shordie Shordie
Ryan Davis & the Roadhouse Band
María José Llergo
New Age Doom & Tuvaband
Mariah the Scientist
Samara Joy
Orchestral Manoeuvres in the Dark
The Serfs
Mint Field
Video Age
Jaloo
Wild Nothing
Lia Clark
Tuyo
Marina Herlop
Black Pumas
E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante
Taylor Swift [1989 - Taylor's Version]
Nirvana [In Utero 30th Anniversary Edition]
Prince & the New Power Generation [Diamonds and Pearls]
Superchunk [Misfits and Mistakes: Singles, B-sides & Strays 2007–2023]
Billy Bragg [The Roaring Forty 1983-2023]
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo e compartilhe nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp e Telegram!
Bom final de semana a todos!