A buzina do hexa
Uma tradição iniciada durante as madrugadas de 2002, quando ainda era a buzina do penta
Cada bairro do Brasil tem a própria preparação para ver a Seleção na Copa do Mundo, mas uma coisa é exatamente igual em todos os lugares: sempre, sempre mesmo, há muito barulho horas antes do início da partida. Muitas vezes, o barulho começa no início da noite anterior.
Na região onde moro, na periferia de São Paulo, um cidadão desconhecido toca uma buzina logo ao acordar nos dias dos jogos. E, tão preparado física e psicologicamente, simplesmente não para. Começa lá pelas 10h, 10h30 no máximo, e segue assim ao longo de todo dia. Ele acaba funcionando como o aviso, aquela mensagem de "hoje é dia de jogo de Copa do Mundo, cambada".
Essa tradição começou ainda nas madrugadas de 2002, quando o Brasil ainda lutava pelo penta. Não importava a hora, lá estava ele com a buzina preparando os vizinhos para o despertar de mais uma batalha épica no futebol, no torneio em que meninos são separados dos homens.
Com a conquista do penta, a buzina busca o hexa há bastante tempo. Não sei se foi a vontade de extravasar no pós-pandemia, mas a buzina está mais forte do que nunca na atual edição da Copa do Mundo. Começa pela manhã e só termina depois da 1h do dia seguinte.
Esse guerreiro sem rosto prova uma coisa: a Copa do Mundo é a melhor coisa já inventada pelo ser humano.
Notícias da semana
Segunda-feira
Uma série sobre a passagem de Leonard Cohen por Israel durante uma turnê realizada em 1973 está sendo desenvolvida, segundo o Deadline.
Baseado no livro "Who by Fire: Leonard Cohen", o seriado conta como "Cohen mergulhou de cabeça em uma crise global e conheceu centenas de homens e mulheres no pior momento de suas vidas".
As filmagens estão programadas para acontecer em 2024.
Anos depois...
Desde 2017, Billie Eilish dá uma entrevista anual para Vanity Fair. Ela fala sobre a vida pessoal, profissional e elogia vários artistas, como Cake e Arlo Parks.
Assista abaixo:
Opa!
Jennifer Lopez anunciou "This Is Me... Now" como título do novo álbum de estúdio, o primeiro em nove anos. O título é uma referência ao aniversário de 20 anos de This Is Me... Then", lançado em 2002.
Ainda não há data de lançamento confirmada.
RIP
Irene Cara, voz das canções de "Fame" e "Flashdance", morreu aos 63 anos. A causa não foi divulgada.
"A família de Irene pede privacidade enquanto processa a dor. Ela era uma alma lindamente talentosa cujo legado viverá para sempre através de sua música e filmes", disse o empresário dela, em nota.
Terça-feira
O Godsmack confirmou a nova data de seu primeiro show no Brasil. A apresentação única acontecerá no dia 27 de abril de 2023 (quinta-feira), em São Paulo, no Vibra São Paulo.
Trabalho!
O Soulfly confirmou uma longíssima turnê nos Estados Unidos. Serão 57 datas ao todo de janeiro a abril, indo de uma costa a outra, dividida em três partes com como atração de abertura fixa Bodybox e Half Heard Voices, Skinflint e Drift se revezando como a terceira atração.
Vamos?
Quem também anunciou uma série de shows foi o B-52s. O grupo fará dez dias não consecutivos de residência no Venetian Theatre, em Las Vegas.
A icônica banda está na última turnê da carreira.
Só acredito... vendo
Neil Young deu sinais de que não vai mais fazer turnês, mas, em entrevista para The New Yorker, ele revelou o desejo de tornar a experiência mais ecológica (caso retorne algum dia).
"Bem, eu tenho um plano. Tenho trabalhado nisso com alguns amigos meus por cerca de sete ou oito meses. Estamos tentando descobrir como fazer uma turnê autossustentável e renovável", disse.
"Tudo o que move nossos veículos, palco, luzes, som, tudo que alimenta esse sistema é limpo. Isso é algo muito importante para mim, se eu for fazer [shows] de novo... Não tenho certeza se quero. Mas se for fazer isso, quero ter certeza de que tudo está limpo", completou.
De volta
O Moldy Peaches voltou e logo confirmou uma turnê europeia, a primeira em 20 anos. Os shows incluem uma passagem pelo festival Primavera Sound do próximo ano.
Vamos? (de novo)
Blur, Kendrick Lamar e Rosalía são as atrações principais das edições de Barcelona e Madri do Primavera Sound.
Clique aqui para mais informações.
Quarta-feira
Compositor de trilhas e parceiro do Arcade Fire, Owen Pallett vai relançar os primeiros trabalhos da carreira solo.
Os discos "Has a Good Home" (2005) e "He Poos Clouds" (2006) já estão disponíveis no formato digital pela primeira vez e também serão lançados em vinil, ao lado dos EPs "Spectrum", "14th Century" e "Plays to Please", todos de 2008.
Além disso, os relançamentos virão acompanhados com faixas raras, lados B, músicas presentes em outros trabalhos e material nunca lançado.
As versões em vinil e CD serão colocadas no mercado em 24 de fevereiro.
Na flor da idade
Os Rolling Stones também vão lançar um novo álbum. Gravado durante a passagem da banda por Nova Jersey, em 2012, "GRRR Live!" será liberado nos formatos físico e digital em 10 de fevereiro.
A apresentação histórica contou com Lady Gaga, Bruce Springsteen, Black Keys, Mick Taylor, John Mayer e Gary Clark Jr.
Presente
O Echo & The Bunnymen vai celebrar os 25 anos de "Evergreen" relançando o disco em 9 de dezembro. Lados B, participações em programas e versões não lançadas de canções estão no pacote.
Gostam?
O Spotify liberou para público e artistas os dados de 2022. E Bad Bunny foi o artista mais ouvido na plataforma pelo terceiro ano seguido. O top 5 é completado por Taylor Swift, Drake, The Weeknd e BTS.
Quer ver a retrospectiva? Clique aqui (só é possível ver os dados no app do próprio Spotify)
Eu vou (ou não)
O festival Shaky Knees confirmou The Killers, Muse e The Lumineers como atrações principais do evento em 2023.
Mas os destaques vão para reunião do Walkmen e o Flaming Lips tocando "Yoshimi Battles The Pink Robots" na íntegra.
Clique aqui para mais informações.
RIP
Morreu Christine McVie, tecladista, cantora e compositora do Fleetwood Mac, aos 79 anos. A causa não foi divulgada.
Ela é compositora de "Don't Stop", um dos maiores hits da história da banda, para falar apenas de um dos sucessos do grupo.
Quinta-feira
O Guns N' Roses vai tocar no BST Hyde Park, em Londres, no dia 30 de junho. É o primeiro show confirmado do grupo para 2023. Segundo o comunicado, o veterano grupo não será a única atração do dia, mas outros artistas ainda não foram anunciados.
Esse parece interessante
O ícone punk GG Allin terá uma cinebiografia em breve, segundo o 'Hollywood Reporter'.
"GG Allin: Live. Fast. Die", dirigido por Jonas Åkerlund, ainda está em fase de produção e não há data de lançamento.
Bora ouvir?
"Red Hot + Riot", disco-tributo a Fela Kuti, está disponível nos serviços de streaming pela primeira vez. Lançado em 2002, o álbum traz as participações especiais de D’Angelo, Questlove, Kelis, Mixmaster Mike, Dead Prez, Bilal, Common e mais.
Assine
Considere virar um assinante pago. Com R$ 10 por mês, ou um pouco menos se você optar pelo plano anual, você ajuda a manter site, podcast, newsletter e futuros projetos.
Lançamentos
RM (integrante do BTS)
Red Velvet
NIEL
KARA
ITZY
P1Harmony
ATEEZ
XEED
JEONG DONG WON
Metro Boomin
Babyface Ray
Chris Abrahams
Galcher Lustwerk
Slave
Macaco Bong
White Lung
Ryuichi Sakamoto
Shirley Hurt
Imogen Heap
Metro Boomin
Neil Young [Harvest - 50th Anniversary Edition]
Na Trilha das Trilhas
A nova edição do podcast, a última do ano, traz a história da trilha sonora de Senhor dos Anéis: As Duas Torres, composta por Howard Shore.
Veja também:
Gostou do meu trabalho? Mande a newsletter para um amigo. E se quiser, me faz um pix de qualquer valor: fagner.morais1@gmail.com
É isso. Bom final de semana a todos!